/

Preço da gasolina e gasóleo aumenta devido ao biocombustível

Marcelo Camargo / ABr

A subida dos preços da gasolina e do gasóleo deve-se à atualização da taxa de incorporação de biocombustíveis que vai subir para 10% este ano.

Quando se abastece o automóvel com gasolina ou gasóleo, uma pequena percentagem é biocombustível, com uma incorporação na casa dos 7% atualmente. No entanto, esta percentagem vai passar a ser de 10% já este ano por obrigação europeia, o que se refletirá num aumento do preço, avança esta segunda-feira o jornal Público.

Fonte do gabinete do ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, disse ao diário que o Governo estima que “a passagem para uma taxa de 10% resulte num aumento de menos de 1 cêntimo/litro“.

Contudo, as contas feitas pela Associação Portuguesa de Empresas Petrolíferas (Apetro) apontam para um aumento maior. De acordo com a associação, a gasolina ficará mais cara 1,5 cêntimos por litro, enquanto que o gasóleo aumentará um cêntimo por litro.

A estes valores acrescente o IVA. Assim, no final, a fatura poderá subir até cerca de dois cêntimos por litro na gasolina e até 1,5 cêntimos no gasóleo, disse o secretário-geral da Apetro, António Comprido.

Em 2009, Bruxelas aprovou uma diretiva que vinculava todos os Estados-membros a aumentar a incorporação de 10% de biocombustível na gasolina e no gasóleo até 2020. Em 2010, Portugal aprovou um decreto-lei no qual se comprometia a atingir esta meta com um ano de antecedência, o que não aconteceu.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.