/

Emissora pública japonesa noticiou disparo de míssil norte-coreano que nunca aconteceu

(dv) USFK / 8TH US ARMY

A emissora pública do Japão, NHK, informou esta sexta-feira que a Coreia do Norte disparou um míssil que aterrou no mar ao largo da ilha de Hokkaido. No entanto, não aconteceu nenhum disparo. 

A informação original avançava, de acordo com o jornal britânico The Guardian, que o míssil tinha atingido o mar a cerca de dois mil quilómetros a leste de Hokkaido. Cerca de 20 minutos depois, a NHK corrigiu o erro, pedindo desculpas e dizendo que a falha tinha decorrido da realização de um teste.

Em 2017, o regime de Pyongyang disparou mísseis sobre a ilha para demonstrar a sua capacidade de atingir alvos militares dos EUA na ilha de Guam, no Pacífico. Dois lançamentos em agosto e setembro nesse mesmo ano ativaram alertas, instando milhões de habitantes no norte do Japão a protegerem-se em edifícios robustos ou subterrâneos.

Esta não foi a primeira vez que a emissora pública japonesa foi obrigada a pedir desculpas em circunstâncias idênticas. Em janeiro de 2018, a NHK desculpou-se depois de ter enviado, por engano, um alerta a avisar que a Coreia do Norte tinha disparado um míssil.

A informação errada desta sexta-feira foi veiculada num momento de grandes tensões na península coreana, à medida que se aproxima o prazo de fim de ano, definido por Pyongyang, para Washington fazer concessões capazes de ressuscitar as negociações para a desnuclearização.

As negociações estão num impasse desde a cimeira de fevereiro, entre o líder norte-coreano, Kim Jong-un, e Donald Trump, que terminou sem acordo e depois de Washington ter rejeitado as exigências de Pyongyang relativas a um abrandamento das sanções económicas em troca de uma “rendição” parcial das capacidades nucleares do Norte.

O Norte realizou vários testes de sistemas de mísseis nos últimos meses, o que peritos consideraram alargar potencialmente a capacidade para atacar alvos na Coreia do Sul e no Japão. Por outro lado, o regime norte-coreano ameaçou também suspender a moratória sobre mísseis de longo alcance e retomar os lançamentos sobre o Japão.

Durante uma visita recente à Coreia do Sul, o enviado especial dos EUA para a Coreia do Norte, Stephen Biegun, desvalorizou o prazo mas afirmou que Washington está pronta para retomar as negociações em qualquer altura.

O chefe da diplomacia norte-coreana advertiu que o regime do país enviaria um “presente de Natal” aos EUA, dependendo das concessões que Washington estivesse disposta a fazer. Desde então, tem-se especulado que Pyongyang estará a preparar-se para testar um míssil balístico intercontinental.

Por outro lado, o Natal já passou e não houve registo de lançamento de mísseis ou da realização de quaisquer testes nesse dia.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.