Coreia do Norte confirma disparos de projéteis. Foi um aviso aos EUA em dia de Ação de Graças

KCNA / EPA

A Coreia do Norte confirmou esta sexta-feira que efetuou um teste com um sistema de lançamento múltiplo de projéteis e que contou com a presença do líder Kim Jong-un, informou a agência de notícias estatal.

Esta quinta-feira, a Coreia do Norte disparou pelo menos dois projéteis com este sistema de um local próximo do município costeiro de Yeonpo, na província de South Hamgyong. A agência estatal KCNA informou que o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, esteve presente e que mostrou “grande satisfação” com o resultado do teste.

O teste desta quinta-feira-feira foi o 13.º teste de armas realizado pela Coreia do Norte este ano, e o quarto em que é usado o sistema de lançamento múltiplo de projéteis.

Este último teste parece destinado a forçar Washington a aceitar novas condições no diálogo sobre o desarmamento, que está parado desde o início deste ano. De acordo com o Expresso, que recorda que o lançamento ocorreu no Dia de Ação de Graças, este foi mesmo um aviso para os Estados Unidos.

O lançamento ocorreu também numa outra data importante: na véspera do segundo aniversário do teste de um míssil balístico intercontinental capaz de atingir o continente americano, destaca ainda o semanário.

As negociações bilaterais não avançaram desde reunião de fevereiro em Hanói, onde Washington considerou insuficiente a oferta de Pyongyang para desmantelar os ativos nucleares e recusou a levantar as sanções económicas.

Ambas as partes realizaram uma reunião de trabalho no início de outubro em Estocolmo, mas a reunião foi encerrada com os norte-coreanos a acusarem os norte-americanos de não oferecerem nada de novo e de manterem uma “política hostil”.

As autoridades de Seul lamentaram o mais recente lançamento e exortaram Pyongyang a parar de alimentar a tensão militar, escreve ainda o Expresso.

“Estes atos da Coreia do Norte não ajudam nos esforços para aliviar a tensão na península coreana”, disse o diretor de operações do Estado-Maior Conjunto, Jeon Dong-jin, à agência de notícias Reuters, citado pelo semanário.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Contrariamente ao que disse o director de operações do Estado-Maior Conjunto, Jeon Dong-jin, NADA que os Norte-Coreanos façam alguma vez poderá ajudar a aliviar a tensão na península coreana”,
    pela simples razão de que não são eles que estão a criá-la e sim os imperialistas americanos e seus lacaios regionais !

    A Coreia do Norte está a ser ameaçada por todos os lados e têom o direito de se defender!

    … e como se defendem ! Um país pequeno, alvo de cerco económico, e mesmo assim conseguem desenvolver mísseis poderosos e bombas nucleares !

    Ah grande Coreia do Norte !

  2. O Kinzinho anda a tentar ter um fim como o Sadam ou então com tantas ameaças ainda lhe irá cair um foguete sobre a cabeça, esquece-se possivelmente que os outros também estão armados e que qualquer provocação a terceiros poderá ser o fim da macacada, com o seu orgulhosamente só o miserável do seu povo é que vai sofrendo com fome e boca calada tal é o medo!

RESPONDER

Plataformas de streaming passam a ter de pagar 1% do seu lucro ao Estado

As plataformas de streaming passam a pagar uma taxa, após a proposta de lei ser aprovada esta sexta-feira, na Assembleia da República. Serviços como a Netflix, a HBO Portugal ou a Disney +, passam a …

Porto 1-0 Gil Vicente | Dupla Shoya-Evanilson embala “dragão”

Difícil, mas justo. O FC Porto recebeu o Gil Vicente numa noite chuvosa no Dragão, dominou claramente até aos 75 minutos – altura em que Zaidu foi expulso – e venceu por 1-0. Um resultado …

O novo recurso da Google encontra qualquer música. Basta cantarolar, assobiar ou cantar

Na semana passada, a gigante tecnológica da Google lançou uma versão atualizada da aplicação que ajuda a encontrar qualquer música que esteja presa na sua cabeça - mas que não saiba o nome. Com a nova …

Pintura de Jacob Lawrence desaparecida há 60 anos foi encontrada em Nova Iorque

Uma visitante do Met, nos Estados Unidos, descobriu o paredeiro do quadro desaparecido de Jacob Lawrence. A mulher associou o quadro a um pendurado na sala de estar dos seus vizinhos, suspeitando que poderia fazer …

Fezes ancestrais ajudam a descobrir como o microbioma afeta a nossa saúde

Um novo estudo, realizado em Israel e na Letónia, analisou fezes ancestrais e comparou-as com o nosso microbioma para tentar descobrir pistas sobre as doenças modernas. A equipa de investigadores, que trabalhou enterrada até aos joelhos …

Santa Clara 1-2 Sporting | “Leão” mostra POTEncial nas ilhas

Ao final da tarde deste sábado, o Sporting venceu o Santa Clara por 2-1, num duelo a contar para a 5ª jornada da Liga NOS que decorreu no Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada. …

Robô ultrarrealista pode vir a substituir os golfinhos em cativeiro em parques temáticos

A empresa de engenharia Edge Innovations, com sede em São Francisco, Estados Unidos, projetou e construiu um golfinho-robô que se parece e age quase exatamente como um. Nadando ao redor da piscina enquanto um grupo de …

PCP avisa: Abstenção é “apenas e só” para discutir o OE2021

O secretário-geral do PCP avisou este sábado que a abstenção anunciada pelo partido visa "apenas e só" fazer passar o Orçamento do Estado de 2021 a "outra fase de discussão" e recusou estar garantido um …

Convento medieval encontrado sob parque de estacionamento em Inglaterra

Uma equipa de arqueólogos britânicos encontrou um convento medieval, há muito perdido, debaixo de um parque de estacionamento em Inglaterra. Há muito que os arqueólogos britânicos especulavam sobre a potencial localização de um antigo convento medieval, …

Virgin Galactic leva cientista planetário ao Espaço pela primeira vez

O norte-americano Alan Stern será o primeiro a realizar experiências científicas financiadas pela NASA, a bordo de uma aeronave comercial da empresa espacial privada Virgin Galactic. A NASA revelou a semana passada que o cientista planetário …