Coreia do Norte confirma disparos de projéteis. Foi um aviso aos EUA em dia de Ação de Graças

KCNA / EPA

A Coreia do Norte confirmou esta sexta-feira que efetuou um teste com um sistema de lançamento múltiplo de projéteis e que contou com a presença do líder Kim Jong-un, informou a agência de notícias estatal.

Esta quinta-feira, a Coreia do Norte disparou pelo menos dois projéteis com este sistema de um local próximo do município costeiro de Yeonpo, na província de South Hamgyong. A agência estatal KCNA informou que o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, esteve presente e que mostrou “grande satisfação” com o resultado do teste.

O teste desta quinta-feira-feira foi o 13.º teste de armas realizado pela Coreia do Norte este ano, e o quarto em que é usado o sistema de lançamento múltiplo de projéteis.

Este último teste parece destinado a forçar Washington a aceitar novas condições no diálogo sobre o desarmamento, que está parado desde o início deste ano. De acordo com o Expresso, que recorda que o lançamento ocorreu no Dia de Ação de Graças, este foi mesmo um aviso para os Estados Unidos.

O lançamento ocorreu também numa outra data importante: na véspera do segundo aniversário do teste de um míssil balístico intercontinental capaz de atingir o continente americano, destaca ainda o semanário.

As negociações bilaterais não avançaram desde reunião de fevereiro em Hanói, onde Washington considerou insuficiente a oferta de Pyongyang para desmantelar os ativos nucleares e recusou a levantar as sanções económicas.

Ambas as partes realizaram uma reunião de trabalho no início de outubro em Estocolmo, mas a reunião foi encerrada com os norte-coreanos a acusarem os norte-americanos de não oferecerem nada de novo e de manterem uma “política hostil”.

As autoridades de Seul lamentaram o mais recente lançamento e exortaram Pyongyang a parar de alimentar a tensão militar, escreve ainda o Expresso.

“Estes atos da Coreia do Norte não ajudam nos esforços para aliviar a tensão na península coreana”, disse o diretor de operações do Estado-Maior Conjunto, Jeon Dong-jin, à agência de notícias Reuters, citado pelo semanário.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Contrariamente ao que disse o director de operações do Estado-Maior Conjunto, Jeon Dong-jin, NADA que os Norte-Coreanos façam alguma vez poderá ajudar a aliviar a tensão na península coreana”,
    pela simples razão de que não são eles que estão a criá-la e sim os imperialistas americanos e seus lacaios regionais !

    A Coreia do Norte está a ser ameaçada por todos os lados e têom o direito de se defender!

    … e como se defendem ! Um país pequeno, alvo de cerco económico, e mesmo assim conseguem desenvolver mísseis poderosos e bombas nucleares !

    Ah grande Coreia do Norte !

  2. O Kinzinho anda a tentar ter um fim como o Sadam ou então com tantas ameaças ainda lhe irá cair um foguete sobre a cabeça, esquece-se possivelmente que os outros também estão armados e que qualquer provocação a terceiros poderá ser o fim da macacada, com o seu orgulhosamente só o miserável do seu povo é que vai sofrendo com fome e boca calada tal é o medo!

RESPONDER

Porto eleito uma das melhores cidades pequenas do mundo pela Monocle

O Porto foi considerada a nona melhor cidade pequena do mundo para se viver pela revista Monocle. O centro histórico, a gastronomia e as praias foram características destacadas. A revista Monocle elegeu o Porto como uma …

Teoria sugere que os OVNIs são pilotados por humanos que viajam no tempo

https://vimeo.com/386497718 Objetos voadores não identificados (OVNIs) capturaram a atenção do público ao longo das décadas. Uma teoria defende que os pilotos dos OVNIs podem ser os descendentes dos humanos que viajam para o passado para estudar …

Vitória SC 1-2 FC Porto | "Dragão" vence com final louco

O FC Porto venceu o Vitória de Guimarães na Pedreira por 2-1 e é finalista da Taça da Liga portuguesa, marcando encontro com o Sporting de Braga (que venceu o Sporting na terça-feira) na final …

Empresa norte-americana quer recuperar o transmissor do Titanic que lançou as chamadas de socorro

A empresa privada norte-americana RMS Titanic Inc quer remover o equipamento de rádio da empresa Marconi que está entre os destroços do Titanic. A empresa pretende levar a cabo a "remoção cirúrgica" dos aparelhos de …

Luigi di Maio deixa liderança do Movimento 5 Estrelas

O líder do Movimento 5 Estrelas (M5S) demitiu-se da liderança, esta quarta-feira, e apelou a uma refundação do partido italiano, que atravessa uma crise interna e uma série de maus resultados em eleições regionais. Luigi Di …

Nova técnica combina injeções geladas e salgadas para combater a gordura

Uma equipa de cientistas, da Universidade de Harvard e do Hospital Geral de Massachusetts, testou um novo tratamento que derrete a gordura da barriga. A nova técnica, desenvolvida por investigadores da Universidade de Harvard e do Hospital …

Jogadores "imploraram pela vida" em Alcochete

O lateral esquerdo Lumor e o guarda-redes Salin foram ouvidos, esta quarta-feira, na 21.ª sessão do julgamento da invasão à academia leonina. Lumor, que está emprestado pelo Sporting ao Maiorca, de Espanha, foi ouvido através do …

Mais de metade dos jovens escolhe os mesmos empregos

Mais de metade dos adolescentes portugueses querem ter os mesmos empregos e, a nível internacional, muitos jovens escolhem carreiras que exigem qualificações académicas, mas para as quais não pretendem estudar. O maior inquérito que avalia o …

Salvador Sobral entra no filme de Will Ferrell sobre a Eurovisão

Salvador Sobral vai aparecer no filme "Eurovision" e já gravou uma cena com Will Ferrell. O vencedor da Eurovisão em 2017 vai cantar uma canção no filme da Netflix e ainda contracenar com o ator …

Para evitar a desertificação, há uma cidade a vender casas a 1 euro

A cidade de Bisaccia, em Itália, está a vender 90 imóveis por apenas um euro. O compromisso é que os compradores renovem as habitações. A cidade italiana de Bisaccia, no sul da Campânia, em Itália, está …