/

Coreia do Norte confirma disparos de projéteis. Foi um aviso aos EUA em dia de Ação de Graças

2

KCNA / EPA

A Coreia do Norte confirmou esta sexta-feira que efetuou um teste com um sistema de lançamento múltiplo de projéteis e que contou com a presença do líder Kim Jong-un, informou a agência de notícias estatal.

Esta quinta-feira, a Coreia do Norte disparou pelo menos dois projéteis com este sistema de um local próximo do município costeiro de Yeonpo, na província de South Hamgyong. A agência estatal KCNA informou que o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, esteve presente e que mostrou “grande satisfação” com o resultado do teste.

O teste desta quinta-feira-feira foi o 13.º teste de armas realizado pela Coreia do Norte este ano, e o quarto em que é usado o sistema de lançamento múltiplo de projéteis.

Este último teste parece destinado a forçar Washington a aceitar novas condições no diálogo sobre o desarmamento, que está parado desde o início deste ano. De acordo com o Expresso, que recorda que o lançamento ocorreu no Dia de Ação de Graças, este foi mesmo um aviso para os Estados Unidos.

O lançamento ocorreu também numa outra data importante: na véspera do segundo aniversário do teste de um míssil balístico intercontinental capaz de atingir o continente americano, destaca ainda o semanário.

As negociações bilaterais não avançaram desde reunião de fevereiro em Hanói, onde Washington considerou insuficiente a oferta de Pyongyang para desmantelar os ativos nucleares e recusou a levantar as sanções económicas.

Ambas as partes realizaram uma reunião de trabalho no início de outubro em Estocolmo, mas a reunião foi encerrada com os norte-coreanos a acusarem os norte-americanos de não oferecerem nada de novo e de manterem uma “política hostil”.

As autoridades de Seul lamentaram o mais recente lançamento e exortaram Pyongyang a parar de alimentar a tensão militar, escreve ainda o Expresso.

“Estes atos da Coreia do Norte não ajudam nos esforços para aliviar a tensão na península coreana”, disse o diretor de operações do Estado-Maior Conjunto, Jeon Dong-jin, à agência de notícias Reuters, citado pelo semanário.

ZAP // Lusa

2 Comments

  1. Contrariamente ao que disse o director de operações do Estado-Maior Conjunto, Jeon Dong-jin, NADA que os Norte-Coreanos façam alguma vez poderá ajudar a aliviar a tensão na península coreana”,
    pela simples razão de que não são eles que estão a criá-la e sim os imperialistas americanos e seus lacaios regionais !

    A Coreia do Norte está a ser ameaçada por todos os lados e têom o direito de se defender!

    … e como se defendem ! Um país pequeno, alvo de cerco económico, e mesmo assim conseguem desenvolver mísseis poderosos e bombas nucleares !

    Ah grande Coreia do Norte !

  2. O Kinzinho anda a tentar ter um fim como o Sadam ou então com tantas ameaças ainda lhe irá cair um foguete sobre a cabeça, esquece-se possivelmente que os outros também estão armados e que qualquer provocação a terceiros poderá ser o fim da macacada, com o seu orgulhosamente só o miserável do seu povo é que vai sofrendo com fome e boca calada tal é o medo!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.