Coreia do Norte confirma disparos de projéteis. Foi um aviso aos EUA em dia de Ação de Graças

KCNA / EPA

A Coreia do Norte confirmou esta sexta-feira que efetuou um teste com um sistema de lançamento múltiplo de projéteis e que contou com a presença do líder Kim Jong-un, informou a agência de notícias estatal.

Esta quinta-feira, a Coreia do Norte disparou pelo menos dois projéteis com este sistema de um local próximo do município costeiro de Yeonpo, na província de South Hamgyong. A agência estatal KCNA informou que o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, esteve presente e que mostrou “grande satisfação” com o resultado do teste.

O teste desta quinta-feira-feira foi o 13.º teste de armas realizado pela Coreia do Norte este ano, e o quarto em que é usado o sistema de lançamento múltiplo de projéteis.

Este último teste parece destinado a forçar Washington a aceitar novas condições no diálogo sobre o desarmamento, que está parado desde o início deste ano. De acordo com o Expresso, que recorda que o lançamento ocorreu no Dia de Ação de Graças, este foi mesmo um aviso para os Estados Unidos.

O lançamento ocorreu também numa outra data importante: na véspera do segundo aniversário do teste de um míssil balístico intercontinental capaz de atingir o continente americano, destaca ainda o semanário.

As negociações bilaterais não avançaram desde reunião de fevereiro em Hanói, onde Washington considerou insuficiente a oferta de Pyongyang para desmantelar os ativos nucleares e recusou a levantar as sanções económicas.

Ambas as partes realizaram uma reunião de trabalho no início de outubro em Estocolmo, mas a reunião foi encerrada com os norte-coreanos a acusarem os norte-americanos de não oferecerem nada de novo e de manterem uma “política hostil”.

As autoridades de Seul lamentaram o mais recente lançamento e exortaram Pyongyang a parar de alimentar a tensão militar, escreve ainda o Expresso.

“Estes atos da Coreia do Norte não ajudam nos esforços para aliviar a tensão na península coreana”, disse o diretor de operações do Estado-Maior Conjunto, Jeon Dong-jin, à agência de notícias Reuters, citado pelo semanário.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Contrariamente ao que disse o director de operações do Estado-Maior Conjunto, Jeon Dong-jin, NADA que os Norte-Coreanos façam alguma vez poderá ajudar a aliviar a tensão na península coreana”,
    pela simples razão de que não são eles que estão a criá-la e sim os imperialistas americanos e seus lacaios regionais !

    A Coreia do Norte está a ser ameaçada por todos os lados e têom o direito de se defender!

    … e como se defendem ! Um país pequeno, alvo de cerco económico, e mesmo assim conseguem desenvolver mísseis poderosos e bombas nucleares !

    Ah grande Coreia do Norte !

  2. O Kinzinho anda a tentar ter um fim como o Sadam ou então com tantas ameaças ainda lhe irá cair um foguete sobre a cabeça, esquece-se possivelmente que os outros também estão armados e que qualquer provocação a terceiros poderá ser o fim da macacada, com o seu orgulhosamente só o miserável do seu povo é que vai sofrendo com fome e boca calada tal é o medo!

RESPONDER

Não são só os humanos. Até os cães-guia podem vir a ser substituídos por robôs

A tecnologia de Inteligência Artificial (IA) não ameaça apenas automatizar o trabalho dos humanos. Os cães-guia, que ajudam pessoas com deficiência visual a navegar com segurança pelo mundo, podem ser os seus próximos alvos. Uma equipa …

Laboratório investigado em Madrid depois de vídeo mostrar maus tratos a animais

Um laboratório em Madrid, Espanha, está a ser investigado por alegados maus tratos a animais, depois de uma inspeção confirmar as suspeitas de abuso filmadas por um antigo funcionário. O vídeo divulgado pela Cruelty Free International …

Equipa realiza primeiro transplante de traqueia do mundo. Pode reverter danos causados pela covid-19

Uma equipa de cirurgiões realizou o primeiro transplante de traqueia humana do mundo. A cirurgia foi feita numa mulher com graves danos no órgão, revelou o Hospital Mount Sinai, em Nova Iorque. A recetora do transplante …

Em 2020, os mais velhos renderam-se aos "animais de estimação pandémicos"

Uma nova investigação revelou que as famílias com crianças não foram as únicas a aderir à tendência dos "animais de estimação pandémicos" em 2020. Os mais velhos também não resistiram. Segundo a National Poll on Healthy …

Tramado por uma turfeira. Homem confessa assassinato, mas corpo encontrado tinha 1600 anos

O que tinha tudo para ser um casamento feliz, acabou em tragédia. Num estranho caso em que uma simples planta ditou o desfecho de uma investigação criminal. Em 1959, a retratista e entusiasta de viagens Malika …

"Projeto Bernanke". Google terá usado programa secreto para dar vantagem ao seu sistema de anúncios

A Google terá usado durante anos um programa secreto que usava dados de lances anteriores na bolsa de publicidade digital da empresa para dar ao seu próprio sistema de compra de anúncios uma vantagem sobre …

Para "proteger a verdade histórica", Rússia divulga documentos que revelam atrocidades nazis em Stalingrado

O Ministério da Defesa da Rússia divulgou documentos desclassificados que detalham atrocidades cometidas por soldados e oficiais nazis durante a II Guerra Mundial. A divulgação destes documentos, que foram publicados no site do Ministério da Defesa …

Espanha. Funcionários públicos podem trabalhar três dias em casa sem perder direitos

O Governo espanhol e os sindicatos de funcionalismo público chegaram, esta segunda-feira, a um acordo que prevê que os trabalhadores da Administração Pública podem trabalhar três dias por semana em casa com os mesmos direitos …

Rara coleção de um dos primeiros fotógrafos da História vai a leilão nos EUA

Quase 200 imagens de um dos primeiros fotógrafos da história, William Henry Fox Talbot, vão a leilão, em Nova Iorque, já este mês. A coleção de William Henry Fox Talbot será parte do leilão "50 obras-primas …

Em greve de fome, Navalny é ameaçado ser alimentado à força. Ativistas falam em tortura

O opositor russo Alexei Navalny afirmou hoje na rede social Twitter que as autoridades penitenciárias estão a ameaçar alimentá-lo à força para quebrar a greve de fome que mantém na prisão desde 31 de março. “Ele …