/

Novo Star Wars pode causar ataques epilépticos

Walt Disney Studios

A Walt Disney Studios e Epilepsy Foundation publicaram na sexta-feira passada um aviso a dar conta de que Star Wars: Rise of Skywalker contém “várias sequências de imagens com luzes intermitentes que podem afetar quem tem epilepsia fotossensível”.

A Walt Disney Studios aconselha os espetadores a terem cuidado com “várias sequências de imagens com luzes piscantes” no filme Star Wars: The Rise of Skywalker.

Num comunicado conjunto, citado pelo Diário de Notícias, a produtora e a Epilepsy Foundation escreveram que estão a trabalhar em conjunto para aconselhar os espetadores fotossensíveis a serem cautelosos ao assistir ao filme, pois há sequências com imagens e luzes intermitentes que podem afetar as pessoas com epilepsia fotossensível”.

Na nota, a Epilepsy Foundation aconselhou que quem quiser assistir ao filme para se fazer acompanhar de um amigo que já tenha visto o filme para ele o possa alertar sobre as cenas em causa e para ensinar esse amigo o procedimento dos primeiros socorros em caso de convulsões.

A epilepsia é uma doença neurológica que envolve o sistema nervoso, afeta diversas funções mentais e físicas e é uma condição muito comum, ocorrendo em cerca de 65 milhões de pessoas em todo o mundo. Estima-se que cerca de 3% das pessoas que sofrem epilepsia são fotossensíveis, ou seja, podem sofrer convulsões quando expostas a luzes brilhantes a piscar rapidamente.

Em Portugal, estima-se que a epilepsia afete entre quatro a sete mil habitantes. Contudo, o número de pessoas que, não sendo epiléticas, pode ter uma crise convulsiva durante a vida é de cerca de 1 em cada 20.

O Star Wars: The Rise of Skywalker chega às salas de cinema portuguesas na quinta-feira da próxima semana, a 19 de dezembro.

ZAP //

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.