/

Balas que assassinaram John F. Kennedy preservadas em modelo 3D

Walt Cisco, Dallas Morning News / Wikimedia

O presidente dos Estados Unidos, John F. Kennedy, em Dallas, em 1963, na sua limousine ao lado da mulher, Jackie, poucos minutos antes de ser assassinado.

A partir do próximo ano, os Arquivos Nacionais dos Estados Unidos vão disponibilizar, no seu catálogo online, imagens 3D das balas que assassinaram o antigo presidente norte-americano John F. Kennedy. Para criar os modelos das balas, a agência conta com o apoio da equipa de balística do National Institute of Standards and Technology (NIST).

John F. Kennedy morreu assassinado no dia 22 de novembro de 1963 em Dallas, no Texas. O então presidente dos EUA foi mortalmente ferido por disparos enquanto circulava no automóvel presidencial na Praça Dealey.

Com recurso a uma microscopia ótica 3D através da técnica de variação de foco, o NIST conseguirá criar réplicas fiéis das balas que atingiram Kennedy. Esta técnica envolve usar um microscópio com várias lentes em diferentes locais para captar o objeto na sua totalidade.

Este processo, segundo o Engadget, demorou várias horas para ser conseguido. As imagens que serão disponibilizadas online em 2020 vão ser interativas e altamente detalhadas, quase como se as estivesse a ver ao vivo.

NIST

“Eu olhei para elas tanto tempo que consigo desenhá-las de memória”, disse Thomas Brian Renegar, um dos cientistas que trabalhou no projeto. É possível ver as ranhuras criadas pelo cano da arma quando o projétil foi disparado e há outros detalhes que não são possíveis observar a olho nu.

Para além das duas balas disparadas pelo assassino, Lee Harvey Oswald, também foram replicadas as balas disparadas pelas forças policiais contra o criminoso e uma outra bala, que se acredita ter sido disparada pela mesma arma numa tentativa prévia de assassinato ao presidente.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.