Buraco do SNS é cinco vezes maior do que o Governo previa

18

Nuno Fox / Lusa

A ministra da Saúde, Marta Temido

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) apresentava um défice de 559,6 milhões de euros até Outubro passado. Um valor que fica muito longe dos 90 milhões de euros que o Governo estimava, depois de ter reforçado as verbas para o sector com transferências do Orçamento do Estado de 612 milhões de euros. O problema é que a despesa também aumentou.

Está em causa um desvio de 469,6 milhões de euros entre o que o Governo previa e a realidade das contas do SNS, como reporta o Eco.

Apesar do reforço de verbas, o buraco no SNS parece continuar a aumentar depois de em 2018, ter sido de 375,9 milhões de euros até Outubro. No final do ano passado, o défice do SNS chegou aos 848 milhões de euros e o deputado do PSD, Álvaro Almeida, já veio alertar que é provável que, no final de 2019, chegue aos 1.000 milhões de euros.

O problema parece ser o crescimento da despesa, como analisa o Eco com base em números da Direcção-Geral do Orçamento (DGO) que indicam que esta cresceu 6,5% até Outubro, ou seja, “o dobro do previsto no Orçamento”. A “despesa com pessoal aumentou 8,6%, 2,6 vezes acima do projectado no Orçamento”, explica o Eco, evidenciando ainda um aumento nos gastos com a aquisição de bens e serviços, designadamente com meios complementares de diagnóstico e produtos vendidos em farmácias.

Por outro lado, também se verificou um aumento nas dívidas a fornecedores que se situam nos 735,1 milhões euros.

Perante a situação do SNS e os diversos problemas que se têm verificado, nomeadamente com o fecho de urgências pediátricas, o Bloco de Esquerda já veio propor uma transferência de mais 800 milhões de euros. Mas a ministra da Saúde alerta que nunca houve um reforço de valor tão elevado e lembra que é preciso que Mário Centeno, o ministro das Finanças, o permita.

Marta Temido já disse que haverá mais dinheiro para a Saúde no Orçamento de Estado para 2020, mas também tem vincado que o problema do SNS não é o dinheiro e que é preciso garantir maior eficiência e produtividade.

“Preocupa-nos muito também a gestão eficiente dos impostos de todos, dos dinheiros públicos, e uma luta contínua pela melhoria da eficiência e produtividade do próprio SNS”, salienta a ministra que lembrou que, na anterior legislatura, o Governo transferiu 1.400 milhões de euros para o SNS.

ZAP //

18 Comments

  1. A desgraça (penúria) é tão grande no SNS que para o tornar minimamente decente e aceitável, são precisos muitos milhões de euros. Falta saber a quem calhará a fava para o reabilitar. Que não seja mais uma vez o povo português. Ou me engano muito ou a pagagaio Ministra da Saúde ainda virá a ser presente à justiça para responder por tantas mortes derivadas deste descalabro do SNS.

  2. Socialistas / Marxistas são uma cambada de sapateiros. Disfarcam bem, lá isso disfarcam, ou seja, também são bons Charlataes-

  3. Um gestor deste calibre tem direito a carta de demissão. Onde está a responsabilização? A ausência de responsabilidades é o 2º mal do nosso país!

  4. Ora bem até Outubro de 2018 era de 375,9 milhões de euros passados 2 meses (fim do ano 2018) passa para 848 milhões de euros??? Esta historia está MUITO MAL contada. Como é possível ? Nós temos a obrigação de saber que os do PS são mt bons a LUDIBRIAR o mt MAUS a fazer contas. Estamos a caminhar p/ o que alguns de nós tínhamos previsto – vem aí outra BANCARROTA… Alguém anda a meter a mão ao bolso dos portugueses e estes NADA FZEM NADA DIZEM. Até quando?? Quando não houver nenhuma solução?? Vamos voltar ao tempo antigo?? Olhem p/ o exemplo da Grecia que o povo passou do 80 para o 8 da noite para o dia. Nós reclamamos mas ainda tivemos uma passagem da Troika +/- suave, a próxima não o será certamente.

      • Isso não é burrice* dos governantes… é retardamento mental e incompetência a 100.000%… resposta do meu gato quanto lhe perguntei… gato que pensas dos horários de trabalho de 35 horas?!!!!! (* minhas desculpas ao quadrúpede…)

  5. A redução do horário de trabalho é um dos grandes causadores deste caos.
    Só um imbecil como o costa (e mais quem acredita numa palavra deste vendedor de banha da cobra) é que acreditava nisso. Acho que nem ele acreditava mas como está tão habituado a mentir se calhar convenceu-se a ele próprio disso.
    Mas a culpa não é toda dele, é mais de quem vota nesta m…

  6. Esta ministra é uma vergonha. Não sei mesmo quem é que aceita ser ministro da saúde neste atual cenário. Quem manda é o Centeno e o PS precisava de um fantoche para dar a cara. E esta senhora sujeitou-se a isso!!! O anterior bateu com a porta… e fez ele muito bem. Esta ministra deve ter sido retirada bem do fundo do baú das escolhas possíveis após todos os outros terem renunciado aos convites para ministrar a pasta da saúde.

  7. Somos todos culpados desta situação, o SNS e a Segurança Social sustentam uma série de gente que para cá vem e que em nada contribui para enriquecer o país, antes pelo contrário, nunca contribuíram com um tostão que fosse e têm direito a subsídios, saúde e habitação? Onde está a justiça? Há menos gente a contribuir do que a receber. Mais uma vez digo, está nas nossas mãos mudar o estado das coisas, e com um simples voto.

  8. Será que ainda ninguém se deu ao trabalho de ler o manifesto do PNR?
    Veriam que, aparentemente, uma grande parte da solução dos nossos problemas passam por lá, temos tudo na mão para mudar o estado das coisas.

  9. Isto começa a cheirar a esturro “troika”. O senhor Costa alvorou-se em Todo Poderoso dono de todas as soluções, agora muita coisa parece andar mal no país, amanhã se houver um pequeno safanão negativo do exterior como irá o país sobreviver, voltamos uma vez mais ao passado?

  10. Seria interessante saber como e desde quando a Dívida do SNS tem vindo a aumentar, qual o Governo desde existe o SNS saiu sem que o SNS tivesse alguma dívida, sabermos o porque da dívida cada vez ser maior, lançar para praça pública que a Divida do SNS está já nos 848 milhões sem dizerem o porque é pouco e é de má fé, não estou a defender este€ Governo aliás não defendo nenhum governo que nos tem governado ou se governado, nem um tomou qualquer medida para que esta divida e outras baixassem, aliás o SNS, Educação Segurança dos cidadãos e Forças Armadas não é para darem lucro, mas pode-se conter a sua despesa estabelecer um limite, mas o SNS só por má fé se pode dizer que a despesa tem de diminuir sabendo todos nós que há mais meios sejam máquinas ou medicamentos para combater as doenças e isso custa dinheiro, há é que cortar em outros sítios por exemplo nas Fundações, Institutos, organismos etc.etc. etc. que foram criados para satisfazer a classe política e as suas clientelas sem terem utilidade alguma, e aí o que poupam pode ser investido no SNS,Educação Segurança do cidadão

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.