/

Bill Gates financia projeto que pode vir a substituir combustíveis fósseis

O co-fundador da Microsoft, Bill Gates, está a investir numa empresa que procura converter energia solar em calor acima dos 1.000 graus Celsius, visando alimentar a indústria pesada sem recorrer a combustíveis fósseis.

Bill Gates, que é também o homem mais rico do mundo, juntou-se aos investidores da Heliogen, uma empresa que está a tentar utilizar energia solar para desintegrar moléculas de hidrogénio da água e criar gás quente que aquece casas e abastece meios de transporte e fábricas, conta o diário britânico The Guardian.

A empresa, sediada na Califórnia, nos Estados Unidos, desenvolveu um software que assenta num enorme conjunto de espelhos para refletir a luz do sol em direção a um determinado alvo, criando assim uma fonte de calor quase três vezes mais intensa do que os sistemas solares criados anteriormente, detalha a Russia Today.

Através deste método, explicaram os investidores, é possível gerar temperaturas altas o suficiente para fazer cimento – a terceira maior fonte de emissões de dióxido de carbono – sem recorrer a combustíveis fósseis. Na prática, elucida o jornal Público, a empresa transforma luz solar numa espécie de combustível.

“Atualmente, processos industriais como os da produção de cimento, aço e outros materiais são responsáveis por mais de um quinto de todas as emissões” globais, disse Bill Gates, citado em comunicado.

“Estes materiais são omnipresentes na nossa vida, mas não temos nenhum progresso comprovado que nos ofereça versões acessíveis e sem carbono. Se queremos atingir zero emissões de carbono, temos que fazer muitas invenções”, defendeu.

Entre os investidores deste projeto, estão as empresas Neotribe e Nant Capital, que pertencem ao milionário Patrick Soon-Shiong.

Bill Gross, CEO e fundador da Heliogen, disse que a técnica da sua empresa representa um salto tecnológico na gestão das emissões de gases com efeito estufa causadas pelas indústrias pesadas e pelo transporte.

A Heliogen tem cientistas e engenheiros do Caltech, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts e outras instituições líderes nos campos da engenharia e da tecnologias.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.