/

Há 5 anos que aparecem maços de notas nas ruas de uma aldeia inglesa (e ninguém sabe porquê)

1

Durham Constabulary / Facebook

Em Blackhall Colliery, no condado de Durham, no nordeste da Inglaterra, andam a aparecer maços de notas nas ruas desde 2014.

Os residentes de uma aldeia inglesa andam a descobrir maços de notas nas ruas desde 2014. Um mistério que, até agora, ninguém conseguiu explicar. Mas há várias teorias e uma envolve o Pai Natal!

O dinheiro tem sido encontrado em vários locais de Blackhall Colliery, no condado de Durham, no nordeste de Inglaterra, desde 2014 e sem que haja uma explicação para o fenómeno.

Às mãos das autoridades chegaram 13 maços de notas no valor de 26 mil libras (mais de 30 mil euros), mas não se sabe se os habitantes locais terão encontrado mais, guardando o dinheiro para si.

O último maço a ser entregue à polícia, a 18 de Novembro passado, continha 100 notas de 20 libras (cerca de 23 euros) e foi o quarto maço entregue à polícia neste ano, de acordo com dados do The Guardian.

O mistério tem deixado as autoridades de cabelos em pé. Já fizeram interrogatórios aos habitantes, particularmente aos funcionários do Banco local e dos Correios, e até procuraram impressões digitais nas notas, mas sem sucesso.

“O dinheiro é, quase sempre, composto por 2000 libras (cerca de 2300 euros), encontra-se sempre num maço de notas de 20 libras e é sempre deixado à vista, ainda que em diferentes lugares”, refere a polícia local no Facebook.

Mas “as circunstâncias” do aparecimento do dinheiro “continuam a ser um mistério, pelo que agradeceríamos qualquer informação que nos ajude a chegar ao fundo destes incidentes aleatórios”, aponta ao The Guardian o detective John Forster que elogia “os residentes que têm demonstrado um incrível espírito de comunidade ao entregar” os maços.

O detective quer acreditar que o fenómeno será obra de “um bom samaritano”, mas há muitas teorias sobre o mistério.

Há quem acredite que o dinheiro pode ser proveniente de um traficante de drogas local, mas alguns habitantes acreditam que é de um milionário que só quer ajudar os outros, eventualmente de um benfeitor que já tenha vivido na localidade e que, sem família, resolveu ajudar as pessoas, ou de alguém que tenha ganho a lotaria ou o euromilhões.

Também há quem ache que o caso pode ser um estratagema qualquer, com o intuito de chamar a atenção, com algum tipo de finalidade.

Para alguns é, simplesmente, um “misterioso Pai Natal de Blackhall”, como já dizem alguns residentes de uma localidade que tem vivido tempos difíceis, com um alto nível de desemprego que é três vezes superior à média nacional, segundo o The Guardian.

Em Blackhall Colliery, uma em três pessoas está classificada como “economicamente inactiva”, com muitos habitantes reformados ou de baixa prolongada por doença, frisa o mesmo jornal.

Quanto ao destino do dinheiro que tem sido entregue às autoridades, “é retido por duas semanas para dar ao dono a oportunidade de aparecer e depois devolvido a quem o descobriu”, explica a polícia de Durham.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.