Há 5 anos que aparecem maços de notas nas ruas de uma aldeia inglesa (e ninguém sabe porquê)

Durham Constabulary / Facebook

Em Blackhall Colliery, no condado de Durham, no nordeste da Inglaterra, andam a aparecer maços de notas nas ruas desde 2014.

Os residentes de uma aldeia inglesa andam a descobrir maços de notas nas ruas desde 2014. Um mistério que, até agora, ninguém conseguiu explicar. Mas há várias teorias e uma envolve o Pai Natal!

O dinheiro tem sido encontrado em vários locais de Blackhall Colliery, no condado de Durham, no nordeste de Inglaterra, desde 2014 e sem que haja uma explicação para o fenómeno.

Às mãos das autoridades chegaram 13 maços de notas no valor de 26 mil libras (mais de 30 mil euros), mas não se sabe se os habitantes locais terão encontrado mais, guardando o dinheiro para si.

O último maço a ser entregue à polícia, a 18 de Novembro passado, continha 100 notas de 20 libras (cerca de 23 euros) e foi o quarto maço entregue à polícia neste ano, de acordo com dados do The Guardian.

O mistério tem deixado as autoridades de cabelos em pé. Já fizeram interrogatórios aos habitantes, particularmente aos funcionários do Banco local e dos Correios, e até procuraram impressões digitais nas notas, mas sem sucesso.

“O dinheiro é, quase sempre, composto por 2000 libras (cerca de 2300 euros), encontra-se sempre num maço de notas de 20 libras e é sempre deixado à vista, ainda que em diferentes lugares”, refere a polícia local no Facebook.

Mas “as circunstâncias” do aparecimento do dinheiro “continuam a ser um mistério, pelo que agradeceríamos qualquer informação que nos ajude a chegar ao fundo destes incidentes aleatórios”, aponta ao The Guardian o detective John Forster que elogia “os residentes que têm demonstrado um incrível espírito de comunidade ao entregar” os maços.

O detective quer acreditar que o fenómeno será obra de “um bom samaritano”, mas há muitas teorias sobre o mistério.

Há quem acredite que o dinheiro pode ser proveniente de um traficante de drogas local, mas alguns habitantes acreditam que é de um milionário que só quer ajudar os outros, eventualmente de um benfeitor que já tenha vivido na localidade e que, sem família, resolveu ajudar as pessoas, ou de alguém que tenha ganho a lotaria ou o euromilhões.

Também há quem ache que o caso pode ser um estratagema qualquer, com o intuito de chamar a atenção, com algum tipo de finalidade.

Para alguns é, simplesmente, um “misterioso Pai Natal de Blackhall”, como já dizem alguns residentes de uma localidade que tem vivido tempos difíceis, com um alto nível de desemprego que é três vezes superior à média nacional, segundo o The Guardian.

Em Blackhall Colliery, uma em três pessoas está classificada como “economicamente inactiva”, com muitos habitantes reformados ou de baixa prolongada por doença, frisa o mesmo jornal.

Quanto ao destino do dinheiro que tem sido entregue às autoridades, “é retido por duas semanas para dar ao dono a oportunidade de aparecer e depois devolvido a quem o descobriu”, explica a polícia de Durham.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Nicolas Bourbaki foi o maior matemático de sempre (mas nunca existiu)

Considerado como um dos maiores matemáticos de sempre, Nicolas Bourbaki não passava de um pseudónimo adotado por um grupo de grandes matemáticos, que revolucionou a matemática como a conhecemos. Nicolas Bourbaki está entre os maiores matemáticos …

No aquário do Tennessee, é uma enguia que acende as luzes da árvore de Natal

A enguia Miguel Wattson é a responsável pelo espírito natalício que se vive no Aquário do Tennessee, nos Estados Unidos. O Aquário do Tennessee, nos Estados Unidos, encontrou uma forma inusitada de celebrar esta época festiva: …

Há 34 anos, Diana dançou com Travolta. Agora, o seu vestido foi vendido por 261 mil euros

O vestido que a Princesa Diana usou para jantar na Casa Branca, em 1985, foi vendido por mais de 261 mil euros. O vestido azul que a Princesa Diana usou num jantar na Casa Branca, em …

Doentes crónicos com baixo nível de literacia em saúde recorrem mais às urgências

Os doentes crónicos e com um nível de literacia em saúde mais baixo utilizam mais vezes os serviços de urgência hospitalares e dos centros de saúde, bem como as consultas de medicina geral e familiar, …

Ártico viveu em 2019 o segundo ano mais quente em 119 anos

O Ártico viveu em 2019 o seu segundo ano mais quente desde 1900, de acordo com um relatório publicado na terça-feira, aumentando receios de degelo e aumento do nível da água. O Polo Norte está a …

Jardineiro encontra por acaso a obra mais procurada de Gustav Klimt. Estava no galeria onde foi roubada

Um funcionário da galeria de arte Ricci Oddi, na cidade italiana de Piacenza, encontrou por acaso a obra mais procurado do pintor austríaco Gustav Klimt. Estava na própria galeria, onde a obra terá sido roubada …

YouTube reforça políticas contra assédio online

O YouTube anunciou, esta quarta-feira, um conjunto de alterações às políticas que visam combater o assédio que existe na plataforma. O YouTube anunciou esta quarta-feira o reforço das suas políticas contra o assédio online, que preveem …

Deus bebé indiano vence caso em tribunal e reinvindica território sagrado

O Supremo Tribunal Indiano declarou Ram Lalla Virajman, um deus bebé, como o legítimo proprietário de Ayodhya, uma terra no norte da Índia considerada sagrada por muçulmanos e hindus. O tribunal decidiu que o Governo …

China usa comités partidários para manipular empresas estrangeiras

Em outubro, quando a Liga Norte-Americana de Basquetebol (NBA) tentou voltar atrás no apoio aos protestos em Hong Kong, foi criticada por se submeter ao regime autoritário da China. Mas são cada vez mais as …

Ângelo Rodrigues, Flamengo e Tinder. Os temas mais procurados pelos portugueses no Google

Ângelo Rodrigues, Flamengo, como saber onde votar, como funciona o Tinder e "Game of Thrones" estão entre os tópicos que os utilizadores portugueses do Google mais pesquisaram ao longo de 2019. Os dados são divulgados …