Há 5 anos que aparecem maços de notas nas ruas de uma aldeia inglesa (e ninguém sabe porquê)

Durham Constabulary / Facebook

Em Blackhall Colliery, no condado de Durham, no nordeste da Inglaterra, andam a aparecer maços de notas nas ruas desde 2014.

Os residentes de uma aldeia inglesa andam a descobrir maços de notas nas ruas desde 2014. Um mistério que, até agora, ninguém conseguiu explicar. Mas há várias teorias e uma envolve o Pai Natal!

O dinheiro tem sido encontrado em vários locais de Blackhall Colliery, no condado de Durham, no nordeste de Inglaterra, desde 2014 e sem que haja uma explicação para o fenómeno.

Às mãos das autoridades chegaram 13 maços de notas no valor de 26 mil libras (mais de 30 mil euros), mas não se sabe se os habitantes locais terão encontrado mais, guardando o dinheiro para si.

O último maço a ser entregue à polícia, a 18 de Novembro passado, continha 100 notas de 20 libras (cerca de 23 euros) e foi o quarto maço entregue à polícia neste ano, de acordo com dados do The Guardian.

O mistério tem deixado as autoridades de cabelos em pé. Já fizeram interrogatórios aos habitantes, particularmente aos funcionários do Banco local e dos Correios, e até procuraram impressões digitais nas notas, mas sem sucesso.

“O dinheiro é, quase sempre, composto por 2000 libras (cerca de 2300 euros), encontra-se sempre num maço de notas de 20 libras e é sempre deixado à vista, ainda que em diferentes lugares”, refere a polícia local no Facebook.

Mas “as circunstâncias” do aparecimento do dinheiro “continuam a ser um mistério, pelo que agradeceríamos qualquer informação que nos ajude a chegar ao fundo destes incidentes aleatórios”, aponta ao The Guardian o detective John Forster que elogia “os residentes que têm demonstrado um incrível espírito de comunidade ao entregar” os maços.

O detective quer acreditar que o fenómeno será obra de “um bom samaritano”, mas há muitas teorias sobre o mistério.

Há quem acredite que o dinheiro pode ser proveniente de um traficante de drogas local, mas alguns habitantes acreditam que é de um milionário que só quer ajudar os outros, eventualmente de um benfeitor que já tenha vivido na localidade e que, sem família, resolveu ajudar as pessoas, ou de alguém que tenha ganho a lotaria ou o euromilhões.

Também há quem ache que o caso pode ser um estratagema qualquer, com o intuito de chamar a atenção, com algum tipo de finalidade.

Para alguns é, simplesmente, um “misterioso Pai Natal de Blackhall”, como já dizem alguns residentes de uma localidade que tem vivido tempos difíceis, com um alto nível de desemprego que é três vezes superior à média nacional, segundo o The Guardian.

Em Blackhall Colliery, uma em três pessoas está classificada como “economicamente inactiva”, com muitos habitantes reformados ou de baixa prolongada por doença, frisa o mesmo jornal.

Quanto ao destino do dinheiro que tem sido entregue às autoridades, “é retido por duas semanas para dar ao dono a oportunidade de aparecer e depois devolvido a quem o descobriu”, explica a polícia de Durham.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Morreu o ator Danny Aiello

Morreu esta quinta-feira, em Nova Jérsia, o ator Danny Aiello, que recordamos pelos seus muitos êxitos dos anos 80. Tinha 86 anos. "É com profunda dor que comunicamos que Danny Aiello, amado marido, pai, avô, ator …

Videojogo chinês incita jogadores a atacar os "traidores" em Hong Kong

Há um novo videojogo que está a ganhar popularidade na China. Chama-se "Fight the Traitors Together" e permite que os jogadores ataquem manifestantes de Hong Kong. No jogo, os jogadores podem bater nos manifestantes pró-democracia, sendo …

Mundial de Clubes proíbe demonstrações públicas de afeto

Começou na passada quarta-feira, dia 11 de dezembro, em Doha, capital do Catar, o Mundial de Clubes da FIFA, prova onde estão inseridos clubes como Flamengo e Liverpool. E esta até poderia ser mais uma …

Al Gore diz ser o maior fã de Greta Thunberg

Al Gore, antigo vice-presidente de Barack Obama e autor do documentário ambiental "Uma verdade inconveniente", elogiou esta semana o trabalho desenvolvido pela ativista sueca Greta Thunberg, dizendo ser o seu maior fã. "Sou o seu …

A água é comum nos mundos extraterrestres (mas surpreendentemente mais escassa do que se esperava)

A presença de água em exoplanetas é comum, mas surpreendentemente mais escassa do que se esperava, concluiu uma nova investigação levada a cabo por cientistas da Universidade de Cambridge, no Reino Unido. Para chegar a …

"Encontrei a minha alma gémea". Presidente do Flamengo disposto a (quase) tudo para segurar Jesus

O presidente do Flamengo, Rodolfo Landim, ficou encantado com Jorge Jesus logo quando o conheceu. É o que o dirigente diz numa entrevista, onde admite que encontrou a sua "alma gémea", não revelando dados sobre …

COP25: uma traição ao Acordo de Paris "e às pessoas em todo o mundo"

Organizações não governamentais ambientalistas consideraram que os projetos de resolução que a cimeira do clima da ONU tem para aprovar são "uma traição" do Acordo de Paris e dos milhões de pessoas que sofrem com …

Governo admite novo aumento extra das pensões (com a simpatia das Finanças e de olho na geringonça)

O Governo está a equacionar um novo aumento extraordinário das pensões no âmbito da preparação da proposta de Orçamento do Estado para 2020 (OE2020). A medida agrada a PCP e Bloco de Esquerda e terá …

Na última noite no Porto, Óliver foi sozinho à Ponte D. Luís (e vieram-lhe as lágrimas aos olhos)

O médio espanhol Óliver Torres confessa que a sua saída do Porto foi "emotiva" e que se despediu do clube e da cidade na Ponte D. Luís, de noite e sozinho, com "as lágrimas nos …

Costa e Centeno discutiram no Conselho Europeu (e foi Centeno quem ganhou)

António Costa e Mário Centeno envolveram-se numa "discussão directa" em pleno Conselho Europeu que deixou os restantes membros do Eurogrupo perplexos. Em causa esteve o primeiro orçamento da Zona Euro, com o primeiro-ministro de Portugal …