Casa onde Hitler nasceu vai ser uma esquadra de polícia

Michael Kranewitter / Wikimedia

A casa onde nasceu Adolf Hitler, no nº 15 da Salzburger Vorstadt, em Braunau am Inn, Áustria

A casa onde Adolf Hitler nasceu, na cidade de Braunau am Inn, na Áustria, vai ser transformada numa esquadra de polícia.

A casa onde Adolf Hitler nasceu, na Áustria, vai ser transformada numa esquadra de polícia, anunciou Governo austríaco esta terça-feira. Segundo o ministro do Interior, Wolfgang Peschorn, a nova utilidade dada ao imóvel é “um sinal inequívoco” de que não servirá para comemorar o nazismo, cita a BBC.

O ditador nazi passou as suas primeiras semanas de vida num apartamento deste edifício amarelo construído no século XVII na cidade de Braunau am Inn. Pouco depois, a família acabou por se mudar para outra propriedade nas proximidades.

O destino do edifício foi decidido depois de uma longa disputa judicial. Com a intenção de impedir o turismo vocacionado para extrema direita, o Governo austríaco alugou a propriedade em 1972 a Gerlinde Pommer.

O edifício foi usado como centro para pessoas com deficiência até que, em 2011, Pommer se opôs aos planos do Executivo de reformar o prédio para que o tornar mais acessível a pessoas com cadeiras de rodas e recusou todas as ofertas do Governo para o comprar. Um plano para tornar o local num centro de refugiados em 2014 também acabou frustrado.

Após algum impasse, o Governo comprou o prédio com uma ordem de expropriação, e a Justiça rejeitou a argumentação de Pommer de que isso violava os seus direitos. O que se seguiu foi uma disputa judicial entre as autoridades e a mulher, que pedia uma indemnização de mais de um milhão de euros pelo imóvel. No entanto, o Tribunal Supremo da Áustria rejeitou o pedido em junho e fixou a compensação em cerca de 800 mil euros.

O destino da antiga residência de Hitler gerou amplos debates e divergências no país. Alguns pediam a demolição do edifício, enquanto outros argumentavam que deveria ser usado para obras de caridade.

Atualmente, em frente ao edifício, há uma placa de pedra com a seguinte inscrição: “Pela paz, liberdade e democracia. Fascismo nunca mais, recordar os milhões de mortos”.

Agora, para converter o edifício numa esquadra, o Governo austríaco vai abrir um concurso de arquitetura para toda a União Europeia.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.