/

Manifestantes queimam imagens do rei em Barcelona. Segurança de Felipe VI garantida por 1300 agentes

2

Enric Fontcuberta / EPA

Imagens do Rei Felipe VI de Espanha queimadas durante protestos em Barcelona

Os protestos contra a presença da família real em Barcelona subiram de tom ao serem queimadas fotografias do rei Felipe VI. O monarca está na capital catalã para a entrega de prémios da Fundação Princesa de Girona, perto do Palácio de Congressos da Catalunha.

Os manifestantes que queimaram as imagens do rei fazem parte dos Comités de Defesa da República (CDR), informou o El País, citado pelo Expresso.

Felipe VI está acompanhado pela rainha Letizia e pelas duas filhas, Sofia e Leonor. A operação policial para assegurar a segurança da família real conta, entre Mossos d’Esquadra e Polícia Nacional, com pelo menos 1300 agentes.

Milhares de manifestantes saíram à rua contra a condenação dos líderes políticos catalães e pela presença da família real espanhola. Alguns dos convidados não chegaram ao destino devido aos protestos. O Governo pediu uma “atitude cívica” por parte dos populares, enquanto a avenida Diagonal está cortada.

Já o rei, num discurso por ocasião da entrega dos prémios acima mencionados, reivindicou “uma Catalunha orgulhosa dos seus sinais de identidade, plural e integradora, construtiva e solidária com o progresso geral”.

“Não pode caber nem a violência nem a intolerância nem o deprezo pelos direitos e liberdades dos demais”, alertou, segundo um artigo da Europa Press. Estas palavras provocaram aplausos na sala.

Esta é a primeira visita do monarca à Catalunha depois de o Supremo condenar líderes independentistas catalães a penas de prisão entre 9 e 13 anos.

ZAP //

2 Comments

  1. Este homem tem um par d’eles ou uma lata enorme.

    Dada a situação, ir a Barcelona, mobilizar mais de 1300 efectivos da Catalunha e arredores, fechar avenidas incluindo uma das principais (Av. diagonal) onde se encontra universidades e hospitais importantes, deixar o transito caótico num dia de semana que já por si é mau, é realmente provocar os catalães.

    Depois querem apelar a calma, quando se recusam a dialogar e ainda vai sua majestade provocar.

  2. Sua majestade e respectiva comitiva foram até Barcelona mostrar aos catalães que quem manda é o rei e este nem levou um rei na barriga como se costuma dizer mas sim no corpo todo pois tinha guarda suficiente à sua volta para poder demonstrar a sua arrogância de poder, grande homem!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.