/

Cadeia de supermercados da Nova Zelândia dedica uma “hora tranquila” por dia a pessoas autistas

Uma cadeia de supermercados da Nova Zelândia anunciou esta quarta-feira que vai passar a dedicar uma “hora tranquila”, durante o horário de funcionamento, para adaptar o ambiente a pessoas autistas com problemas de ansiedade.

Durante a “hora tranquila”, a intensidade dos sons do rádio, as caixas registadoras e a luz serão reduzidas, minimizando as atividades da equipa para repor as prateleiras ou recolher os carros de compras, indicou a cadeia Countdown.

A medida, que vai entrar em vigor a 23 de outubro na maioria dos supermercados da cadeia, ocorre após um programa piloto implementado no ano passado, por sugestão de uma criança com autismo.

A diretora executiva da organização Nova Zelândia Autismo, Dane Dougan, que desenvolveu a ideia com os responsáveis da cadeia de supermercados, explicou que a “natureza invisível” do autismo dificulta a compreensão da condição e a consciencialização da sociedade sobre os problemas enfrentados diariamente pelas pessoas com autismo.

“Estamos emocionados com o facto de a Countdown oferecer uma ‘hora tranquila’ nas suas lojas”, sendo que a medida sublinha “que pequenas mudanças podem criar um ambiente mais inclusivo, com um impacto significativo nas pessoas“, defendeu.

De acordo com a CUF, o autismo é uma perturbação do desenvolvimento que habitualmente se inicia nos primeiros três anos de vida. A maioria das crianças autistas assemelha-se às outras crianças mas exibem um comportamento diferente, realizando atividades estranhas e incompreensíveis.

Nas formas menos graves de autismo, as crianças falam e exibem capacidades intelectuais embora apresentem perturbações sociais e comportamentais.

Em Portugal, estima-se que o autismo afete cerca de uma em cada mil crianças em idade escolar, com um valor um pouco mais elevado nos Açores (1,56/1000) do que no Continente (0,92/1000) e com predomínio no sexo masculino.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.