/

Recompensa de 30 mil euros para quem encontrar Naya, o primeiro lobo selvagem da Bélgica

Naya foi o primeiro lobo selvagem a ser detetado na Bélgica em 100 anos. Agora desapareceu e várias associações de proteção animal oferecem uma recompensa de 30 mil euros a quem ajudar encontrá-la.

A fêmea de lobo apareceu, pela primeira vez, na Bélgica em janeiro do ano passado, vinda da Alemanha. A última vez que alguém viu Naya foi há cinco meses, no bosque de Limburg, na Flandres. Segundo o Observador, quando desapareceu, o animal tinha um companheiro – um lobo chamado August – e estava grávida. As crias também nunca foram encontradas.

O local onde os dois lobos habitavam estava equipado com câmaras de vigilância para controlar o comportamento dos animais. Os equipamentos terão registado o último momento em que a fêmea de lobo foi vista.

As associações ecologistas e de proteção da natureza Bird Protection Flanders, Animal Rights e The Nature Aid Centre culpam caçadores furtivos pelo desaparecimento do lobo.

Em conjunto, oferecem 20 mil euros a quem der informações que ajudem na recuperação do animal ou na identificação dos responsáveis pelo seu desaparecimento e eventual morte. Um empresário local juntou-se à causa e oferece 10 mil euros.

“O importante é que a pessoa que fez isto não escape sem castigo. As pessoas já não aceitam que alguém tenha o direito de decidir que animais podem ou não sobreviver. Antes de oferecer esta recompensa, a investigação estava bloqueada. Sem provas, não há buscas. E, sem buscas, não se pode condenar ninguém”, escreve a Bird Protection Flanders em comunicado, citado pelo La Vanguardia.

Como não há quaisquer provas de crime, a justiça belga arquivou o caso. A WWF considera “uma vergonha” para o país.

As câmaras de vigilância captaram August, o lobo macho, sozinho, meses depois do desaparecimento da sua companheira. Na Bélgica, restam agora três lobos: August e outros dois exemplares. A espécie começou a desaparecer devido à caça, à agricultura e a construções humanas que destruíram o seu habitat.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.