/

Encontradas evidências de um novo estado da matéria. Einstein já sabia

19

Gabriel Pérez, SMM (IAC)

Uma equipa de cientistas norte-americanos encontrou evidências da existência de uma nova forma de matéria que Albert Einstein tinha já vaticinado.

Tal como explica o Live Science, Einstein tinha previsto este mesmo estado de matéria graças a procedimentos experimentais, nos quais partículas de luz de alta energia que disparam protões passam a uma curta distância do seu objetivo.

Quando os protões aceleram quase à velocidade da luz, os gluões que mantêm ligados os quarks que os compõem não colidem, separando-se antes em pares com menos energia até atingir um estado chamado “condensado de vidro colorido”.

Acreditava-se que “essa fase hipotética da matéria” existisse “em protões com alta carga de energia e em núcleos pesados”, tal como explicou Daniel Tapia Takaki, professor associado de Física e Astronomia da Universidade do Kansas, nos Estados Unidos, citado pelo mesmo portal de Ciência.

Agora, este mesmo feito, levado a cabo nas instalações do Grande Colisionador de Hadrões (LHC), foi alcançado pela aceleração de protões em alta velocidade: sob estas condições, os protões criam fortes campos eletromagnéticos e libertam energia na forma de partículas de luz (fotões), que os cientistas aprenderam a utilizar de novas forma.

“Quando uma onda de luz de alta energia atinge um protão, produz partículas – todos os tipos de partículas – sem quebrar o protão”, explicou Tapia Takaki, citado em comunicado. “Essas partículas são registadas pelo nosso detetor e permitem reconstruir uma imagem sem precedentes de alta qualidade do que está no interior”.

Os cientistas estão agora a utilizar este método para rastrear o inscritível condensado de vidro colorido, tal como nota o novo estudo, cujos resultados foram publicados na edição de agosto do The European Physical Journal C.

Partindo deste método, a equipa conseguiu, pela primeira vez, fazer uma medição indireta de gluões em quatro níveis diferentes de energia. No nível mais alto, os cientistas encontraram evidências de que o condensado se estava apenas a começar a formar.

Os cientistas esperam que o estudo do novo estado da matéria permita estudar as partículas em detalhe e revelar novos segredos do mundo da Física.

Os resultados experimentais “são muito empolgantes, fornecendo novas informações sobre a dinâmica do glutão sob o protão, mas existem muitas questões teóricas que ainda não foram respondidas”, acrescentou, Victor Goncalves, co-autor do estudo.

ZAP //

19 Comments

  1. A questão que me deixa mais em dúvida até o momento quando leio artigos como este é que Com tanto conhecimento sobre o mundo das partículas, matérias ou algo mais que compõem o mundo da física, como é que não usaram ainda tais conhecimentos para ajudar a amenizar alguns problemas da socidade, exemplo: Tentarem manipular ou direcionar partículas para acelerar ou direcionarAlternadores, fazendo com que eles se movimentem sozinhos, O chamado Motores perpétuos e fora este projetos tb muitos outros através da manipulações de partículas que com isto viria a ajudar a todos
    UM ABRAÇO

      • Vivemos numa era medieval tecnológica.
        Onde os novos reis são os bilionários que vivem em simbiose com os políticos.
        O mundo está sendo acelerado para lhes prover e a seus descendentes.
        O fogo que Prometeu roubou dos céus, está bem escondido.

    • Nada consegue se manter de forma perpétua, mesmo no nível atômico.
      As partículas poderiam entrar em um estado acelerado que poderia criar um Looping entre si, mas o decaimento exponencial da radiação (partículas radioativas são as mais prováveis de criarem campos rotacionais eletrizados) iria quebrar esse Looping. Não somente isso, mas a atração eletromagnética próton-elétron iria desestabilizar a união do Looping, Já que toda energia em um elétron é parcialmente ou totalmente perdida ou absorvida de outro elétron em uma interação. As ligas metálicas são um exemplo de motor rotacional eterno (já que os elétrons se transferem continuamente para o outro elemento da ligação, mas como são todos metais, vivem transferindo-se), contudo, a quebra dessa ligação é simples, e o decaimento do átomo (que buscaria a estabilidade) é inevitável.

  2. Respondendo a sua pergunta Rogério!,é porque não gera receita,o ramo da energia elétrica é extremamente lucrativo.
    Veja esse vídeo e tire suas próprias conclusões https://youtu.be/PrAT13HMfhM
    As pessoas executam padrões automáticos de conduta e nem percebem,olhe para traz,a humanidade passa pelos mesmos problemas de geração em geração,estamos presos em um siclo vicioso por causa desses padrões automáticos.

    • Na verdade, é porque é fisicamente impossível.
      As partículas radioativas (as que podem ser usadas para a criação de campos de Looping Eterno) possuem da aumento exponencial provocado pela meia-vida física de cada átomo. É fisicamente impossível manter um Looping sendo que os átomos irão liberar sua energia e se estabilizaram, mas ainda assim irão manter um nível muito baixo de energia.
      Mesmo que a energia elétrica não fosse lucrativa ainda assim seria impossível a criação de um Looping eterno.

  3. Basta olharmos para o inventor Tesla que justamente tinha inventado algo do tipo para se ter energia elétrica gratuita mas teve suas idéias boicotadas pelo sistema do toma-lá, dá-cá.

  4. Aqui no Brasil chamamos de prótons, hadrons e gluons. De qualquer maneira, se Einstein tivesse vivido mais, muitos mistérios já teriam sido revelados.

  5. Se o planeta aguentar, acredito que estamos à porta de uma nova Era.
    conhecimento cientifico e tecnologia vão mudar (para melhor) o mundo.

    se o planeta durar até lá…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.