//

Manuel Pinho terá usado dinheiro do GES para comprar apartamento de luxo em Nova Iorque

6

José Sena Goulão / Lusa

O antigo Ministro da Economia Manuel Pinho

Manuel Pinho terá comprado um apartamento de luxo em Nova Iorque com a avença mensal recebida do Grupo Espírito Santo (GES). A casa custou um milhão de euros.

Entre março de 2005 e julho de 2009, Manuel Pinho terá recebido 15 mil euros por mês da Espírito Santo Enterprises. Ao todo terá recebido 1,265 milhões de euros da empresa que se suspeita ser um saco azul do Grupo Espírito Santo. O Correio da Manhã avança que o antigo ministro da Economia de José Sócrates terá usado este dinheiro para comprar um apartamento de luxo perto da Broadway, em Nova Iorque, nos Estados Unidos.

O imóvel custou um milhão de euros e suspeita-se que Manuel Pinho usou esse dinheiro na sua compra. Pelo menos é o que consta no despacho em que os procuradores do caso EDP mencionam os factos imputados a Manuel Pinho.

“O arguido Manuel Pinho reside em Nova Iorque, num apartamento em nome da sociedade offshore por si controlada Blackwade Holding Limited, adquirido por cerca de um milhão de euros provenientes da sua avença mensal do GES/BES“, lê-se no despacho consultado pelo CM.

O dinheiro usado na compra do apartamento terá sido transferido por duas offshores — Mesete II e Tartaruga Foundation, ambas controladas por Manuel Pinho. A compra terá sido posteriormente consumada pela Blackwade, um offshore com sede nas Ilhas Virgens Britânicas.

O advogado do antigo ministro, Ricardo Sá Fernandes, não respondeu ao pedido de esclarecimento, enquanto o porta-voz de Ricardo Salgado, presidente do GES na altura, disse que não tecia comentários sobre processos em investigação.

ZAP //

6 Comments

  1. Mais um! Vamos lá ver o que acontece a este “artista”, se é chamado à Justiça, e se for, será que vai ou não cair no esquecimento. Afinal, a justiça por cá funciona não é? Pois eu acho que não!

  2. Não quero defender este senhor mas com um milhão de euros não se compra nada de luxo em NY, muito menos perto da Broadway. Deverá ter custado muito mais, pare ser de luxo. Ou o que recebeu do GES só serviu para pagar parte do apartamento e o resto terá vindo de outro lugar.

    • As investigações a políticos e afins, em Portugal, ou não se fazem de todo ou, quando se zangam as comadres e é mesmo necessário fazerem-se, ficam-se sempre muito pela rama. E é o caso!

  3. Este “coitadinho” de pobre ainda tentou obter a pensão antecipada na Segurança Social. Políticos de m…. que nos atiraram ao fundo e depois não estavam cá para pagar a factura da Troika, gozando os milhões no estrangeiro. Ainda teve a lata e a esperteza de trazer da Suiça, 2,7 milhões que ali tinha depositado, pagando apenas 7,5% de IRS.
    É votar neles!!!!!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.