/

“Sabem o que fazíamos aos espiões nos velhos tempos?” Trump ameaça denunciante

14

Kevin Dietsch / EPA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

Donald Trump quer saber quem eu as informações ao denunciante que alertou para o telefonema com Vladimir Zelensky. O Presidente norte-americano ameaça retaliar contra os informadores.

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse na quinta-feira que quer saber quem deu informações ao denunciante que alertou para o telefonema com o Presidente ucraniano, Vladimir Zelensky, dizendo que devem ser tratados como espiões.

Trump considera que os funcionários que deram informações ao denunciante sobre o telefonema com Zelensky são “quase espiões“, lembrando que “nos bons velhos tempos” os espiões eram tratados de outra forma. A declaração do Presidente dos Estados Unidos deu a entender que retaliará contra quem ajudou a provocar a polémica que provocou um inquérito para a sua destituição, no Congresso.

Trump falava a funcionários da Missão dos EUA nas Nações Unidas, no dia seguinte a saber que o caso do telefonema com Zelensky levara a líder Democrata da Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi, a declarar o inquérito para impeachment, mostrando-se disposto a agir contra os colaboradores do denunciante.

O denunciante, que trabalha para os serviços secretos norte-americanos (CIA), escreveu no relatório que foi divulgado pelo Congresso que as suas fontes eram funcionários da Casa Branca, que lhe relataram os pormenores do telefonema em que Trump pedia a Zelensky para investigar as “atividades suspeitas” junto de uma empresa ucraniana do filho de Joe Biden, ex-vice-presidente de Barack Obama e candidato Democrata às eleições presidenciais de 2020.

Quero saber quem foi que deu a informação ao denunciante, porque são quase espiões”, afirmou Trump. “Sabem o que se costumava fazer aos espiões nos bons velhos tempos, não sabem? Era diferente do que se faz agora”, concluiu o Presidente norte-americano em tom ameaçador.

Esta sexta-feira, Nancy Pelosi exprimiu a sua preocupação pelos comentários de Trump, dizendo que sugerem retaliações contra pessoas que ajudaram o denunciante a formular uma queixa grave contra o Presidente dos Estados Unidos.

A líder Democrata da Câmara dos Representantes disse que as comissões do Congresso tudo farão para tentar proteger o denunciante e as suas fontes contra qualquer tentativa de retaliação por parte de Donald Trump.

“Estou muito preocupada com as afirmações do Presidente, que sugerem retaliações a quem cumpriu o seu dever”, afirmou Pelosi, durante um programa radiofónico, onde falou sobre o inquérito para a destituição de Donald Trump. “Temos de nos focar no facto de o Presidente dos Estados Unidos ter usado dólares dos contribuintes para pressionar o líder de outro país para seu benefício político”, explicou Pelosi.

“Ele não nos deixa outra opção”, disse a congressista, referindo que “o que o Presidente fez é claro” e sublinhando que Trump pôs em risco a segurança nacional.

Os Democratas consideram que Donald Trump usou o seu cargo presidencial para pressionar Zelensky a prejudicar um adversário político, dizendo que isso se enquadra na tipologia de “crimes e delitos graves” que podem levar a um processo de destituição.

ZAP // Lusa

14 Comments

  1. Será que não importa aqui o que o então vice-presidente do Obama, Joe Biden, e actual candidato democrata à presidência, fez? Esse sim, a ameaçar reter ajuda financeira se o presidente ucraniano não despedisse um procurador que investigava corrupção numa empresa ucraniana de gás natural que emprega o seu filho, Hunter Biden. Segundo o procurador, o presidente ‘aconselhou-o’ a renunciar ao cargo, a ‘bem da nação’, por pressão de Joe Biden.
    O Trump fez muito bem em perguntar sobre essa investigação que sugere corrupção no governo dos EUA.
    Como sempre, os meios de comunicação a atirar areia para os olhos do povo.

      • Porque é que não vai investigar o que realmente aconteceu, em vez de basear as suas opiniões num comentador conhecido por apoiar teorias da conspiração?

        Esse vídeo do Biden está completamente fora de contexto. A remoção do procurador da Ucrânia não tem nada a ver com o filho, até porque a investigação à tal empresa onde trabalhava o filho do Biden estava suspensa há 1 ano! Tanto a Administração dos EUA como vários governos Europeus andavam há vários meses a tentar remover esse procurador por ser corrupto, e o Biden foi enviado para for um fim à situação. Não tem nada a ver com o filho.

        Mas ainda que o Biden fosse corrupto e essa teoria da conspiração seja verdade, o único caminho a seguir é trabalhar com o FBI para encontrar a verdade. O Trump não é agente do FBI, não tem nada que se dedicar a investigações de bancada.

        Telefonar a um líder estrangeiro a pedir ajuda para derrubar um adversário político é absolutamente inaceitável e espero que o Trump seja destituído por isto.

      • Mas desde quando é que o Partido Democrata (ou Democrático) é de esquerda ?
        Enquanto que o Partido Republicano se pauta por posições políticas de extrema-direita, o Partido Democrata pode, quanto muito, ser politicamente comparado ao PSD !…

      • Nao sei o q é isso de Partido republicano, sei que o PSD se tentou inscrever na Internacional socialista. E o programa deles é socialista, a grande solucao do Rui Rio para a economia é o investimento publico. Isso saiu dos livros do socialismo, intervencao estatal na economia

      • É assim, se a investigação estava parada ha 1 ano o Joe Biden teve de dizer que a ajuda de 1 biliao à Ucrania estava suspensa se nao despedissem o procurador pq? Mas o FBI tem alguma coisa a ver com uma investigação de uma empresa ucraniana? O FBI investiga crimes dentro dos Estados Unidos. Voce nao sabe do que fala e só se enterra

  2. Ambos, Biden e Trump, ficam mal na fotografia. Perante estas notícias, o primeiro deveria ser impedido de se candidatar. O segundo (qual ditadorzeco a ameaçar quem lhe expõe as tramóias) deveria ser destituído. Este tipo de discurso e ameaças não é próprio de quem nada teme, é usual em sujeitos que estão comprometidos com algo e se julgam acima da lei. Mas do Trump outra coisa não seria de esperar. O Sr. pensa que pode gerir o país como gere os seus negócios… Cada vez mais me parece que a profecia dos Simpsons vai acabar por realizar-se…

  3. Este crapula além de ameaçar tudo e todos, agora chega ao ponto de ameaçar os proprios americanos, a destituição é pouco, devia ser era levado a julgamento num tribunal penal internacional, mas como sabemos que estes tribunais são comandados pelos eua, isso nunca irá acontecer.

  4. “Donald Trump quer saber quem eu as informações ao denunciante que alertou para o telefonema com Vladimir Zelensky.”

    Frase estranha? mesmo trocando o “eu” por “leu”

  5. OS ESQUEDALHAS DEVERIAM ERA DE ESTAR CALADINHOS. CORUPTOS ATÉ Á 5ª CASA.
    DE CADA TEOR DE CONVERSA QUE O tRUMP REVELA ENGOLEM MAIS UM SAPO.
    E PARECE QUE AIONDA TÊM MAIS ALGUNS PARA ENGOLIR.
    AINDA TÊM QUE ENGOLIR UNS SAPOS E TANCOS 🙂

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.