/

Airbus alvo de ataques informáticos a partir da China

Várias empresas subcontratadas da Airbus foram alvo de ciberataques nos últimos 12 meses. Suspeita-se de que os ataques tenham partido da China.

A Airbus foi alvo de vários ataques informáticos através de empresas subcontratadas pela fabricante de aviões. Segundo a AFP, fontes de segurança suspeitam de que as operações de espionagem industrial foram controladas a partir da China.

Nos últimos doze meses, quatro grandes ataques atingiram empresas subcontratadas da fabricante europeia. Segundo a Sábado, a AFP conseguiu traçar os contornos e objetivos destas ofensivas, questionando mais de meia dúzia de fontes próximas ao processo que falaram sob condição de anonimato.

Os subempreiteiros em causa são o grupo francês de consultoria tecnológica Expleo, o fabricante britânico de motores Rolls Royce e outras duas empresas francesas. Questionado pela AFP, o Expleo “não confirma ou nega” as informações. A Airbus e a Rolls Royce também não comentaram.

Apesar de não se saber se algum segredo comercial ou industrial foi roubado pelos atacantes, os hackers terão conseguido aceder a informação da empresa.

Embora extremamente cautelosos quanto à origem dos ataques devido às dificuldades técnicas para identificar formalmente os agressores, fontes entrevistadas pela AFP apontaram que suspeitam de hackers que trabalham em nome da China.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.