/

Nem os pesados escapam. Volvo vai lançar novo camião elétrico

A Volvo vai lançar um novo camião elétrico, com zero emissões, apelidado de VNR Electric. Os primeiros veículos vão sair às estradas ainda este ano, em fase de testes.

A Volvo não é propriamente pioneira no que toca a camiões elétricos, já que outras marcas como Freightliner, Paccar, Tesla e Nikola já têm presença neste mercado. Segundo a Extreme Tech, a fabricante sueca ainda não revelou a autonomia do camião, estando, por enquanto, a ser formulada.

Como moleta para este novo veículo, a Volvo vai recorrer à tecnologia encontrada nos Volvo FE Electric, que já têm camiões elétricos a circular na Europa desde este ano. O lançamento do novo camião está previsto para 2020, mas até lá a fabricante automóvel terá unidades de demonstração a circular nos Estados Unidos.

Apesar de tudo, o novo camião elétrico não será destinado para grandes viagens. Pelo contrário, é ideal para remoção de lixo ou para distribuição local ou regional de produtos.

“O Volvo VNR é ideal para distribuição urbana pesada, transporte de mercadorias e outras aplicações regionais em que camiões elétricos terão o maior impacto”, explicou Jonathan Agebrand, diretor de marketing de produto da marca sueca nos EUA.

Os camiões FE Electric contam com um sistema elétrico de dois motores, com 503 cavalos/370 kilowatts. Segundo o motor24, o conjunto de bateria de lítio são de 200 ou 300 kWh, dependendo da especificação.

A Volvo não pretende só vender os camiões, mas também alugá-los a empresas. Além disso, também tencionam financiar os equipamentos de carregamento e fornecer informações sobre como otimizar rotas para maximizar a vida útil da bateria.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.