/

Baixa no Governo britânico. Jo Johnson, irmão de Boris Johnson, demite-se

2

O deputado conservador britânico Jo Johnson, irmão do primeiro-ministro Boris Johnson e secretário de Estado das Universidades e da Ciência, apresentou a demissão de deputado e secretário de Estado.

O deputado do Partido Conservador britânico Jo Johnson, irmão do primeiro-ministro Boris Johnson e secretário de Estado das Universidades e da Ciência, que se opõe à chamada “saída dura” do Reino Unido da União Europeia, apresentou esta quinta-feira a demissão dos cargos de deputado e de membro do Governo.

“Foi uma honra representar [o círculo eleitoral de] Orpington durante nove anos e servir como secretário de Estado sob a liderança de três primeiros-ministros. Nas semanas recentes, tenho estado dividido entre a lealdade familiar e o interesse nacional. É uma tensão impossível de resolver e é tempo para outros assumirem os meus lugares enquanto deputado e secretário de Estado”, escreveu Jo Johnson numa mensagem publicada no Twitter.

O tweet do demissionário não deixa 100% claro se sairá do Executivo ou se fica até ao fim do mandato parlamentar.

A decisão de Jo Johnson surge numa das semanas em que a situação do Brexit viveu episódios importantes no Parlamento, com o primeiro-ministro Boris Johnson a perder a maioria parlamentar; com a Câmara dos Comuns a fazer aprovar uma lei para adiar o Brexit até 31 de janeiro de 2020; com a Câmara dos Lordes a fazer avançar esse mesmo projeto de lei; e com o parlamento a rejeitar a proposta de Boris Johnson para o país realizar eleições antecipadas.

Antigo jornalista, como o líder do Governo, Jo tem 47 anos e é o mais novo dos quatro filhos de Stanley e Charlotte Johnson. Formado em História, foi eleito deputado pela primeira vez em 2010.

Chegou a fazer campanha contra o Brexit, mas mudou de ideias — embora continuasse a defender que a saída não poderá acontecer sem uma acordo — e em julho deste ano foi nomeado por Boris para se sentar ao lado dele no Governo.

Johnson passou pelos governos de David Cameron (como secretário de Estado no gabinete do primeiro-ministro) e de Theresa May, de que se viria a demitir em janeiro de 2018.

Na altura, Boris Johnson elogiou o gesto do irmão, lembrando que os dois tinham discordado relativamente ao Brexit, mas estavam “unidos na indignação” contra o governo de Theresa May.

As divisões na família Johnson são conhecidas. Rachel Johnson, irmã de Boris e Jo, trocou o Partido Conservador pelos Liberais Democratas em 2017, por ter ideias europeístas. Em 2019, passou para o novo partido Change UK, pelo qual foi candidata a eurodeputada, sem êxito, em maio.

ZAP //

2 Comments

  1. E desloca-se de bicicleta. Não anda de c* tremido no banco de trás de um bm topo de gama conduzido por um chofer, tudo pago a peso de ouro pelos contribuintes.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.