/

Na Índia, agora são os pais que têm casamentos arranjados pelos filhos

Tradicionalmente, na Índia, os casamentos são arranjados e planeados entre os pais dos noivos. Agora, numa verdadeira troca de papéis, são os filhos que desempenham o papel de “casamenteiros”.

O paradigma indiano de casamento está a mudar aos poucos. Numa sociedade com valores muito tradicionais, os filhos poderiam esperar um casamento arranjado, com os pais a tratarem de arranjar uma mulher ou homem para os seus filhos casarem. Não havia amor nem sentimento, era tudo uma questão de interesses.

O OZY conta a história de Tara Jadhav, de 49 anos, que depois de estar casada durante quase 29 anos, perdeu o seu parceiro. De luto, admite ter chorado durante meses. O seu filho não aguentava mais ver o estado em que a mãe ficou e decidiu ajudá-la a arranjar um novo homem e a casar novamente.

“Ao início foi constrangedor”, admitiu Tara, mas como ainda era relativamente nova, acabou por ceder. A indiana conheceu Dhanji Jadhav, de 57 anos, através de uma organização sem fins lucrativos que promove encontros entre seniores. O seu filho e a sua nora trataram de organizar o casamento para os dois.

Tara é um caso de uma tendência crescente na Índia, mas que ainda é altamente abafada pelos 88% de casamentos arranjados neste país. Os pais indianos continuam a recorrer a amigos e conhecimentos familiares para arranjar um par para os seus filhos.

Cada vez são mais também o número de empresas que promovem encontros e casamentos entre cidadãos seniores indianos. O India Remarriage, por exemplo, já ajudou mais de 29 mil casais a voltarem a casar.

“Não há vergonha em admitir que você se sente sozinho e que precisa de um parceiro”, disse Natubhai Patel, fundador do Vina Mulya Amulya Sewa, outro dos sites que se dedica a prestar estes serviços. “É tão simples quanto isto: quando você sente fome, come comida. Quando você se sente sozinho, sabe que precisa de um companheiro“, explicou.

No entanto, na Índia continua a haver ainda muito preconceito em relação às pessoas que optam por uma segunda tentativa no amor — principalmente no que toca às mulheres. “Existem certas secções da sociedade que ainda menosprezam os seniores que se casam”, disse Patel. “Isso tem de mudar”.

E ao que parece, está mesmo. Aos poucos, os filhos conseguem convencer mais facilmente os pais a voltar a casar. Com Tara, “não demorou muito para a convencer, porque ela estava a sentir-se solitária”, disse a sua nora. “Hoje, ele diz-me que está feliz“.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.