/

Há milhões de abelhas a morrer no Brasil (e isso é um aviso)

1

Carly & Art / Flickr

A morte em massa de abelhas devido aos químicos agrícolas já é há muito tempo uma preocupação no Brasil, onde, entre 1990 e 2016, o uso de pesticidas aumentou 770%, de acordo com a FAO, organização das Nações Unidas que acompanha o setor agrícola e alimentar.

Mas a eleição de Jair Bolsonaro, que já deixou claro que questões ambientais ou de saúde não o impedirão de abrir caminho aos grandes agricultores que o apoiaram na corrida à presidência, veio agravar ainda mais o cenário.

A mortandade verificada nos primeiros meses do ano – mais de 500 milhões de abelhas em quatro estados do sul do país – voltou a trazer a questão a lume, chamando-se a atenção para a elevada quantidade e variedade de pesticidas usados na agricultura brasileira, alguns deles proibidos noutras regiões do mundo, como a União Europeia (UE).

É o caso do Fipronil, que, de acordo com a Bloomberg, foi encontrado nas abelhas mortas. Este agroquímico, que está banido da UE e foi classificado como potencialmente cancerígeno pela Agência Ambiental dos EUA, é, no entanto, autorizado no Brasil. Segundo a Greenpeace, 40% dos pesticidas usados neste país são altamente tóxicos e 32% não são permitidos na UE.

Desde que Bolsonaro chegou ao Palácio do Planalto, foi atingido o recorde de pesticidas autorizados para venda – 290 – mais 27% do que no mesmo período do ano passado – e é de esperar que os limites ao tipo de químicos e tóxicos sejam ainda mais alargados.

A variedade de produtos é uma das questões que mais alarma os especialistas. “Quanto maior for o número, mais baixas as nossas hipóteses de segurança, porque não é possível controlá-los a todos”, disse à Bloomberg Silvia Cazenave, professora de toxicologia da Universidade de Campinas.

Teme-se o pior: uma produção agrícola inundada de pesticidas que contaminam a alimentação humana.

“A morte de todas estas abelhas é um sinal de que estamos a ser envenenados” disse ao site de notícias Carlos Alberto Bastos, presidente da Associação Apícola do Distrito Federal brasileira.

ZAP //

1 Comment

  1. Brasil vem sendo envenenado pelos agrotóxicos, pela política Kaskitocracia, pela falta de homens com punhos de Brasão carregando em cima do pescoço uma cabeça!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.