/

National Geographic lança documentário sobre o incêndio de Notre Dame (e já há data de estreia)

Ian Langsdon / EPA

Incêndio na Catedral de Notre-Dame de Paris

A National Geographic anunciou que vai lançar em setembro um documentário sobre o incêndio que deflagrou em abril na catedral de Notre Dame, em Paris, destruindo várias partes desta igreja que é uma das mais antigas da história.

Sob o título “Notre-Dame: Luta contra o Inferno”, o documentário será o primeiro sobre o incidente e contará, segundo o canal, com imagens inéditas sobre o início do incêndio, reconstruções em 3D dos ambientes queimados da catedral, bem como entrevistas exclusivas com alguns dos bombeiros que participaram na operação.

Entre os entrevistados está o general Jean-Claude Gallet, chefe do Corpo de Bombeiros de Paris, que comandou os operacionais na praça em frente à catedral. O comandante de operações de resgate, general Jean-Marie Gontier, a chefe de bombeiros, Myriam Sudzinsky, vão também participar no documentário.

Realizado por Simon Kessler, Fabrice Gardel e Josselin Mahot, o documentário tem estreia marcada para dia 15 de setembro, às 22h30, no canal da produtora.

Foi na noite de 15 de abril que o incêndio deflagrou, tendo obrigado a mobilizar mais de 400 operacionais para o monumento. O fogo lavrou durante quase sete horas, fazendo colapsar o o pináculo da catedral. Neste momento, estão a ser equacionadas formas para recuperar o espaço, havendo já ofertas de milhões de euros em donativos.

De acordo com as autoridades francesas, foi possível salvar os vitrais e as relíquias – a Coroa de Espinhos, que só raramente é exposta em público, e a túnica de São Luís, ambas relíquias católicas de grande importância. Foi ainda possível recuperar 16 estátuas de bronze, que foram retiradas antes das obras de reabilitação terem arrancado.

A catedral, um dos monumentos mais visitados na capital francesa, considerada uma joia da arquitetura gótica da cidade, tem o início da construção datado de 1163, e o começo da função religiosa em 1182.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.