//

Medalha de homem atingido por 5 balas para salvar Hitler leiloada por 40 mil euros

2

Hansons Auctioneers

Antes e depois de se tornar na principal figura da Alemanha, entre 1933 e 1945, Adolf Hitler foi alvo de várias tentativas de assassínio.

Numa delas, Ulrich Graf salvou-lhe a vida ao apanhar com cinco balas que tinham como destino o líder do Partido Nazi. Foi condecorado por isso e agora a medalha foi vendida, em leilão, por 40 mil euros.

Em 1923, a Alemanha vivia um período conturbado. O fim da I Guerra Mundial, em 1918, abriu caminho a uma das maiores crises económicas da história do país. O nazismo começou, assim, a surgir como uma tentativa desesperada de a resolver, vendo crescer igualmente o seu impulsionador, o austríaco Adolf Hitler.

Influenciado pelos fascismo que crescia em Itália, onde Mussolini ocupava o lugar de líder autoritário, Hitler decidiu realizar um golpe em Baviera com a intenção de alcançar, de forma progressiva, o poder em Berlim.

O Ministério da Defesa foi o seu principal alvo. As forças nazis uniram-se em direção à capital da região, Munique, mas rapidamente foram confrontados por vários polícias. Foi aí que os atos de Ulrich Graf fizeram diferença na história do mundo.

Adolf Hitler podia ter morrido logo ali, mas Graf, membro do Partido Nazi e parte da equipa de segurança do futuro Führer, protegeu o líder e foi atingido com cinco tiros. O tiroteio durou apenas alguns segundos, mas provocou a morte de cerca de 20 pessoas.

O guarda-costas acabou por sair com vida e Hitler foi preso. Anos mais tarde, já com o regime nazi plenamente implantado na Alemanha, Ulrich Graf foi condecorado com a medalha da Ordem de Sangue, que agora foi leiloada por 40 mil euros.

Com a derrota nazi, Graf foi preso e condenado a cinco anos num campo de trabalho. No entanto, morreu em 1950. De acordo com a BBC, a medalha chegou às mãos de Adrian Stevenson, o responsável pela venda, pois a família de Graf decidiu desfazer-se de todos os pertencentes nazis do segurança após a sua morte, em 1950.

“O que Graz fez mudou o curso da história. O seu nome desvaneceu-se no escuro desde então, mas é conhecido no mercado dos colecionadores2, assegurou Adrian Stevenson, especialista em objetos militares da Hansons Auctioneers, que leiloou a medalha, em comunicado.

O leilão está a gerar alguma polémica, já que “alguns países, como a França, proíbem a venda de relíquias do Terceiro Reich”, esclarece o responsável. Ainda assim, a venda por 40 mil euros constitui um recorde para condecorações deste tipo.

ZAP //

2 Comments

  1. Será que não há ninguém que queira comprar “Documentos acerca do conflito com a Jugoslávia e a Grécia”, um conjunto de 142 documentos que retratam o conflito do III REICH com esses dois países, publicado em português em 1945, para mais num momento em que a Grécia procura obter da Alemanha indemnizações. Quem sabe se não é ao contrário?

  2. Reparo na insistência com que se fala em nazismo e nazis, como se fossem políticas de um outro mundo. Nacional-Socialismo, nacionais-socialistas, pode dar mais trabalho a escrever mas é a verdade que se pretende esconder. Como os comunistas chamam aos socialistas: – social-fascistas. É tudo uma guerra entre irmãos, uns piores, outros maus, mas sempre canalha reles, da mais rasteira, da mais despudorada, sempre uns piores que os outros.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.