/

Olho biónico ajuda pessoas cegas a voltar a ler

A tecnologia já foi testada em cinco pessoas com degeneração macular relacionada à idade. O olho biónico permite a pessoas cegas recuperarem minimamente a sua capacidade de ler.

O olho biónico desenvolvido em França pela Pixium consiste nuns óculos com uma câmara embutida e um pequeno chip implantado atrás da retina. Consequentemente, as imagens transmitidas pela pupila são convertidas em sinais elétricos que são enviados para o cérebro.

Aliando a alta tecnologia à cirurgia, a Pixium criou uma tecnologia de visão biónica capaz de permitir a pessoas que perderam a visão voltarem a ler. “Os resultados do estudo de viabilidade clínica realizados em cinco pacientes superaram as expectativas, com melhor eficácia do que a esperada e uma boa tolerância aos implantes”, disse a direção da empresa ao jornal francês Capital.

“Os pacientes tornaram-se capazes de identificar letras e formas com a nossa tecnologia, fisiologicamente melhor do que as soluções concorrentes e permitindo que o olho permaneça fechado. Um sistema única no mundo”, acrescentou a empresa.

Antes de participarem no estudo, os voluntários eram completamente cegos e, apenas um ano depois de a tecnologia ser implantada, a maioria já tinha recuperado a capacidade mínima de ler. Apesar de ser um grande avanço, ainda não é capaz de restaurar de forma absoluta a visão, garantindo apenas uma imagem de 378 pixeis, explica a Digital Trends.

A Pixium ainda pretende fazer testes clínicos nos Estados Unidos, mas espera que o produto esteja pronto para o mercado em 2024, combatendo um problema que, até agora, não tinha solução: Degeneração macular relacionada à idade (DMRI).

Esta degeneração afeta a retina, podendo, em casos extremos, levar a que grande parte da visão fique desfocada ou até completamente escura, levando à cegueira.

A empresa diz que cada vez mais, desde a sua Oferta Pública de Aquisição (OPA) de 2018, investidores têm mostrado interesse em financiar a tecnologia e, à medida que o desenvolvimento do produto avança, terá acesso mais facilmente a financiamento do Banco Europeu de Investimentos.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.