/

Rui Rio afasta Hugo Soares das listas para as legislativas

Miguel A. Lopes / Lusa

O presidente do PSD, Rui Rio, afastou o antigo líder parlamentar do partido Hugo Soares das listas para as legislativas de outubro, escreve o i esta quinta-feira.

De acordo com o diário, Hugo Soares não deverá fazer parte das listas do PSD da concelhia de Braga nas próximas eleições, devendo antes Firmino Marques, vice-presidente do município minhoto, assumir o seu lugar.

Rio vetou o nome do social-democrata que é crítico da sua liderança de um futuro lugar na bancada do PSD. Hugo Soares, recorde-se, foi um dos principais rostos da oposição ao presidente do PSD, ao apoiar publicamente Luís Montenegro quando este desafiou Rui Rio para eleições no partido. Em sentido oposto, apurou o mesmo jornal, Firmino Marques, além responsável autárquico, é amigo do líder do PSD.

O número dois de Braga está indeciso em relação ao convite do líder do partido e pediu tempo para dar uma resposta definitiva, uma vez que terá de prescindir da vice-presidência de Ricardo Rio na Câmara de Braga.

Conta o i que Ricardo Rio, presidente do município de Braga, propôs a Rui Rio dois nomes: Hugo Soares e João Granja. Ambos mereceram a aprovação unânime dos 18 membros da concelhia e a ratificação pela assembleia distrital. Contudo, os dois parecem ter sido rejeitados pelo líder do partido.

O convite de Rui Rio a Firmino Marques foi recebido em Braga com surpresa. O próprio presidente da autarquia disse não ter conhecimento. “Não tenho informação sobre essa matéria”, revelou ao i, quando confrontado com a notícia.

“Estou completamente surpreendido com essa notícia. Não quero acreditar que esse convite seja real”, disse, por sua vez, João Granja ao mesmo jornal.

A distrital tem prevista uma reunião no dia 24 de julho com a direção nacional do PSD. As eleições legislativas estão marcadas para 6 de outubro.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.