/

Emails, fotos e histórico. FaceApp recolhe informações dos utilizadores

1

 

A FaceApp é uma aplicação que nos últimos dias viralizou e permite usar um filtro de fotografia que nos torna mais velhos, entre outras funcionalidades. No entanto, a aplicação admite construir uma base de dados com as informações dos utilizadores.

Na política de privacidade da aplicação, a FaceApp admite recolher os dados sempre que o utilizador usa um filtro ou outra funcionalidade. No tópico “informações que recolhemos”, a empresa que desenvolveu a aplicação admite reunir “conteúdo dos utilizadores (por exemplo fotos e outros materiais) que sejam publicados através do serviço“.

A aplicação de edição de fotografias permite alterar a nossa aparência, mudando a cor de olhos, o estilo do cabelo, etc. No entanto, a funcionalidade mais viral é a de fazer uma simulação da nossa aparência quando formos mais velhos. Fotografias com os filtros do FaceApp têm sido vistas espalhadas pelas redes sociais, com várias celebridades a também usarem a aplicação.

Atualmente, a aplicação desenvolvida pela empresa russa Wireless Lab é a mais descarregada da Google Play e da App Store em Portugal. Apesar de parecer uma violação da nossa privacidade, são os próprios utilizadores que autorizam a recolha dos dados pela aplicação.

O histórico de navegação do browser, de acordo com o jornal Público, é uma das informações que também é recolhida pela app. “Usamos ferramentas de análise de terceiros para nos ajudar a medir o tráfego e as tendências de uso do serviço”, lê-se na política de privacidade.

“Estas ferramentas reúnem informação enviada pelo seu dispositivo ou pelo nosso serviço, incluindo as páginas web que visita, add-ons, e outra informação que nos ajude a melhorar o serviço”, explica.

A FaceApp esclarece que “não recolhe intencionalmente” informação de menores de 13 anos e, caso o faça, é obrigada a eliminar essa informação.

“Também podemos recolher informações semelhantes de emails enviados para os nossos utilizadores, que depois nos ajudam a monitorizar quais emails são abertos e em que links os destinatários clicam”, alegando que recolhe estes e outros dados para “melhorar e testar a eficácia do serviço“.

No entanto, além de ser utilizada em benefício dos criadores, a informação recolhida pode ser partilhada com os parceiros da FaceApp, como por exemplo empresas de publicidade.

ZAP //

1 Comment

  1. App desenvolvida por empresa russa?
    Hummm… até me podem chamar as coisas que agora estão em voga… Mas que não me fiava… lá isso não.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.