/

Furacão Barry enfraquece após provocar perdas de nove mil milhões de euros

Dan Anderson / EPA

Chuvas intensas e ventos ciclónicos deixaram um rasto de destruição na costa sul do Louisiana. A tempestade abrandou e tornou-se numa depressão tropical, mas os meteorologistas norte-americanos preveem ainda a possibilidade de ocorrência de chuvas torrenciais e tornados.

A tempestade tropical Barry, cujas perdas estão estimadas em 8,9 mil milhões de euros, continua a sua passagem pelo centro oeste de Louisiana e ameaça com inundações, informou hoje o Centro Nacional de Furacões.

“A principal ameaça agora é a chuva intensa e as potenciais inundações desde o estado do Louisiana até ao baixo vale do Mississippi”, indicou hoje o Centro Nacional de Furacões (NHC) na sua conta no Twitter.

De acordo com a agência Efe, as autoridades não comunicaram até agora a existência de vítimas mortais devido à passagem do Barry pela costa sul do Louisiana, mas os danos materiais estão calculados em milhares de milhões de dólares.

O serviço de previsão meteorológica AccuWeather estima que os danos totais e as perdas económicas do Barry se situem entre os 7 mil e os 8,9 mil milhões de euros, de acordo com uma análise dos estragos devido às inundações provocadas pelas chuvas muito intensas em vários estados e pelos ventos ciclónicos.

No seu boletim das 8:00 horas locais de Miami (13:00 em Lisboa), o Centro Nacional da Furacões situou o Barry a dez quilómetros a oeste de Peason Ridge e a 125 quilómetros a sudeste de Shreveport.

A tempestade tropical Barry chegou a terra no sábado, perto de Intercoastal City, como o primeiro furacão da temporada no Atlântico e com ventos de categoria 1 na escala de Saffir/Simpson, que tem 5 níveis.

A tempestade tropical, que chegou a transformar-se em furacão durante algumas horas no sábado, mantém ventos máximos de 75 quilómetros/hora, soprando para norte a dez quilómetros por hora.

O NHC reduziu o grau de intensidade da tempestade Barry e os meteorologistas preveem agora que o vento sopre a uma velocidade máxima de 55 quilómetros por hora. O centro está localizado a 35 quilómetros norte-nordeste de Shreveport, a noroeste do estado norte-americano do Louisiana.

Os serviços meteorológicos nacionais esperam chuvas torrenciais e possível formação de tornados para leste e sul do centro da tempestade, que se vão manter na segunda-feira, à medida que o Barry se desloca para norte, entrando no estado do Arkansas.

ZAP // Lusa

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.