Estado de emergência. Tempestade Barry a caminho do Luisiana

O Presidente dos Estados Unidos aprovou a declaração do estado de emergência no estado do Luisiana, no sudeste do país, devido à tempestade tropical Barry.

Segundo o Centro Nacional de Furacões (NHC), a tempestade tropical que está a formar-se no Golfo do México pode transformar-se num furacão antes de chegar à costa daquele estado norte-americano, durante esta sexta-feira ou no sábado de manhã.

A declaração autoriza o Departamento de Segurança Interna e a Agência Federal de Gestão de Emergências (FEMA, na sigla inglesa) a coordenarem as operações no terreno.

O governador do estado de Luisiana, John Bel Edwards, já tinha pedido à administração Trump que desbloqueasse recursos federais, advertindo que tropas da Guarda Nacional e veículos de alto-mar devem ser posicionados o mais rápido possível em todo o estado. “Toda a costa de Luisiana está em causa nesta tempestade”, alertou Bel Edwards.

Se as previsões dos meteorologistas estiverem corretas, a tempestade tropical Barry pode atingir ventos superiores a 120 quilómetros por hora, o que significa que atinge a categoria de furacão na sexta-feira à tarde ou no início de sábado.

Para os próximos dias, preveem-se inundações em áreas próximas à costa devido à subida do nível do mar, às fortes ondas e às chuvas intensas.

// Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.