Depois de “The Office”, “Friends” é a próxima série a sair do catálogo da Netflix

DR Warner Bros

A Netflix continua a perder algumas das séries mais vistas. Friends, série de culto para milhões de fãs, vai deixar de estar no catálogo norte-americano do serviço a partir da próxima primavera, para integrar de forma exclusiva o portefólio da nova aplicação de streaming da WarnerMedia, que se vai chamar HBO Max.

Segundo revelou o Wall Street Journal, citado pelo ECO, a decisão não afeta todos os mercados. Já depois da publicação deste artigo, a Netflix Portugal recorreu ao Instagram para garantir que a série vai continuar no catálogo do serviço em Portugal.

“Não. Friends não vai sair do meu serviço! Estamos numa relação (muito) séria”, lê-se numa publicação. Um porta-voz da empresa disse também ao ECO que o anúncio da saída de Friends do catálogo da Netflix referiu-se apenas aos Estados Unidos (EUA).

https://www.instagram.com/p/Bzu_vMwAlHJ/

A WarnerMedia, detida pela AT&T, é proprietária de Friends e só este ano a Netflix já pagou 80 milhões de dólares pelos direitos exclusivos da série. Porém, o facto de a empresa decidir prescindir desta receita adicional nos EUA mostra bem o quão a sério é a guerra do streaming de conteúdos, vista como a nova era do entretenimento audiovisual.

Para a Netflix nos EUA, a decisão é uma dupla perda. Por um lado, Friends tem sido sucessivamente um dos títulos mais vistos e aclamados da sua plataforma. Por outro, prepara-se para ver entrar mais um serviço concorrente no mercado, com pré-lançamento marcado já para o final deste ano e disponibilização ao público na primavera de 2020.

Com a saída, a Netflix deverá investir o extra cash em conteúdo original, pelo que não se antecipa uma saída em massa de subscritores da plataforma. Mas essa também é a ideia por detrás da HBO Max, estando já garantido conteúdos com a presença de estrelas como Nicole Kidman, Reese Witherspoon e Anna Kendrick, de acordo com o mesmo jornal.

O serviço HBO Max vai ter, assim, o catálogo de conteúdos originais do universo Warner. Será diferente do HBO Now – plataforma de streaming com conteúdos originais e outros licenciados – e também do HBO Go – serviço de conteúdos disponível para os clientes de TV da HBO nos EUA. Para já, não é claro se o HBO Max chegará a Portugal nem que diferenças terá em relação à plataforma já disponível no mercado.

Friends não é a primeira série a sair da Netflix. A plataforma vai também perder The Office, detida pela NBCUniversal, que vai fazer parte de uma plataforma de streaming que está a ser desenvolvida pela própria empresa que detém os direitos.

De acordo com a CBS News, Pretty Little Liars, The Fresh Prince of Bel Air são outras das séries exclusivas da HBO Max. A plataforma assinou igualmente um acordo de exclusividade com o produtor Greg Berlanti. As séries originais alinhadas para o lançamento incluem Tokyo Vice, The Flight Attendant e Love Life.

Mas as novidades continuam. O Vox já tinha anunciado que todas as propriedades da Disney – incluindo a Marvel, o Star Wars e os Simpsons – tornar-se-ão exclusivas da Disney +, que será lançada a 12 de novembro.

TP, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.