/

Dois submarinos da II Guerra Mundial naufragados perto da Malásia desapareceram

(CC0/PD) Sputnik News

Dois submarinos holandeses da II Guerra Mundial desapareceram – juntamente com os corpos da tripulação de 79 pessoas a bordo quando afundaram perto da costa da Malásia em 1941.

Há mais de 100 naufrágios da II Guerra Mundial espalhados pelo leito oceânico nas águas da Indonésia, Malásia e Singapura, de acordo com a Live Science. São os tratados internacionais que tentam mantê-los a salvo e intocados. Afinal, não são apenas relíquias históricas, mas também as sepulturas não identificadas de inúmeros militares.

Infelizmente, também são uma fonte atraente de tesouros para os mergulhadores de salvamento, que podem ganhar mais de 1,3 milhões de dólares (1,15 milhões de euros) por navio. Isso sem mencionar as riquezas que podem ser obtidas com as hélices de alumínio, cabos de cobre e hélices de fósforo do navio.

De acordo com um relatório de 2017 do The Guardian, estima-se que até 40 navios da II Guerra Mundial tenham sido, pelo menos parcialmente, perdidos – além dos corpos de 4.500 tripulações americanas, australianas, britânicas, holandesas e japonesas. Isso inclui os naufrágios do HMS Repulse e HMS Prince of Wales em 2014, o HMS Exeter e o HMS Encounter em 2016 e o HNLMS De Ruyter, o HNLMS Java e o HNLMS Kortenaer também em 2016.

Também parece ser o destino dos dois submarinos holandeses, HNLMS O 16 e HNLMS K XVII, afundados pelos japoneses em dezembro de 1941.

Jet Bussemaker, uma ex-ministro holandesa responsável por veteranos que também é neta de Anton Bussemaker, o comandante a bordo do HNLMS O 16 quando afundou, relembra três casos durante o seu tempo como ministra de ter relatado a falta de um navio de guerra. “Como ministra, tive que relatar à câmara que três outros navios de guerra tinham desaparecido das águas da Indonésia”, disse ela ao The Guardian. “Já havia indicações naquela época que o O 16 tinha sido adulterado.”

As áreas em torno do Mar do Sul da China e do Sudoeste do Pacífico foram um ponto-chave de batalha entre as forças Aliadas e do Eixo durante a guerra, particularmente nos anos que se seguiram ao ataque a Pearl Harbor, em dezembro de 1941, e, portanto, não é surpreendente que seja também o local de muitos destroços e túmulos submarinos.

Em março de 2018, autoridades holandesas e malaias assinaram um acordo internacional para fortalecer as proteções em torno dos naufrágios na área, mas a atividade ilegal de mergulhadores de águas profundas – frequentemente vestidos como pescadores para evitar a deteção – é algo difícil de administrar.

O ministro da Defesa do Duque, Ank Bijleveld, disse ao RTL Nieuws, que os parentes das tripulações dos submarinos foram notificados do seu desaparecimento e um memorial foi realizado recentemente.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.