/

Há um novo santo (e é português)

5

O papa Francisco decidiu canonizar o frade e beato português Bartolomeu dos Mártires, anunciou o Vaticano este sábado.

A Santa Sé anunciou este sábado que a decisão foi aprovada na sexta-feira pelo papa, durante uma audiência concedida ao Perfeito para a Congregação dos Santos, cardeal Angelo Becciu.

O Papa Francisco “alargou à Igreja Universal o culto litúrgico em honra do beato Bartolomeu dos Mártires, da Ordem dos Frades Pregadores, do Arcebispado de Braga”.

Na sua página, a Arquidiocese de Braga revela que a cerimónia da canonização decorrerá em 10 de novembro. Segundo a Arquidiocese, a 20 de janeiro, o papa Francisco, em audiência à Congregação para a Causa dos Santos, “tinha concedido a autorização necessária à dispensa do milagre formalmente demonstrado para a declaração de santidade do beato Bartolomeu dos Mártires”.

O Arcebispo Primaz de Braga, Jorge Ortiga, entregou a 5 de Fevereiro de 2015 ao papa Francisco um dossier sobre a vida do antigo arcebispo de Braga, formulando o pedido de canonização equipolente (dispensa do milagre).

Bartolomeu dos Mártires foi declarado Venerável a 23 de Março de 1845, pelo Papa Gregório XVI e Beato, em 4 de Novembro de 2001, pelo papa João Paulo II.

Bartolomeu dos Mártires (nascido Bartolomeu Fernandes) nasceu em Lisboa a 3 de maio de 1514 e faleceu em Viana do Castelo a 16 de julho de 1590. Foi arcebispo de Braga entre 1559 e 1582, tendo tido uma participação importante no Concílio de Trento, como um elemento destacado da ala renovadora da Igreja de então.

O bispo diocesano de Viana do Castelo, Anacleto Oliveira, congratulou-se com o anúncio pelo papa Francisco da canonização do beato Bartolomeu dos Mártires, destacando que vai celebrar em 18 de julho uma missa em sua honra.

Em comunicado, o bispo Anacleto Oliveira diz sentir uma “profunda emoção e gratidão, por ver concretizado algo que os cristãos do Alto Minho há muito esperavam e desejavam”.

O bispo destaca também que a canonização ocorre numa altura em que a igreja diocesana de Viana do Castelo celebra 40 anos da sua fundação.

Anacleto Oliveira adianta também que vai presidir a eucaristia no dia 18 de julho em memória de Bartolomeu dos Mártires, na Igreja do Convento de São Domingos (Paróquia de Monserrate), em Viana do Castelo, onde está sepultado.

// Lusa

Siga o ZAP no Whatsapp

5 Comments

  1. O país que vem receber mais um Santo na sua Terra só poderá ser um país abençoado e vir a ser reconhecido mundialmente pela fé e agora por sua Santidade.

  2. 500 mil euros para sustentar mais ainda a farsa ( https://www.google.pt/amp/s/tvi24.iol.pt/amp/internacional/papa-francisco/quanto-custa-ser-santo-francisco-quer-saber-tudo )

    Quando o mandamento é legivel e claro
    Versículos da Bíblia – Êx 20:1-6
    Êx 20:1-6: “ENTÃO falou Deus todas estas palavras, dizendo: Eu sou o SENHOR teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão. Não terás outros deuses diante de mim. Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam. E faço misericórdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos.”

    Pena que nem todos saibam ler, ou será que são proibidos de ler?! A proveite e abra a sua Bíblia enquanto pode!

    • É santo para a veneração dos católicos que assim o desejarem. Não é estátua para ser adorada, como qualquer católico bem informado deve saber. Se o amigo, respeitosamente, e irmão de fé, não é católico e se não pretende sê-lo novamente não tem de considerar está nomeação importante para si. Quanto às críticas que coloca, estamos em santa comunhão de espírito quanto às generalidade do que afirma, mas não se aplicam aos católicos conscientes e informados. Aplicam-se ao povo em geral, de qualquer religião ou sem ela, que por impulso natural e em substituição do Deus verdadeiro adora formas mágicas ou supersticiosas de poderes que não domina. Se fosse um verdadeiro conhecedor das culturas e religiões saberia algo mais que o conhecido endoutrinamento que recebeu nessa seita, que sem culpa, mas por desconhecimento, lhe convenceu e virou contra a igreja católica.

  3. Não é novidade nenhuma. Portugal é um País cheio de SANTOS. País FELIZ, FRATERNO e onde a JUSTIÇA brilha !!!!!!!! não é ?????………….claro !!!.. há pior !

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.