O filme “Mistério no Mediterrâneo”, disponível para visionamento na Netflix, causou polémica em Espanha por retratar a cidade de Málaga com vários clichés antiquados.
Apesar do sucesso do filme na plataforma de streaming Netflix, “Mistério no Mediterrâneo” parece não ter agradado ao público espanhol, ou pelo menos aos andaluzes. O Turismo de Málaga teceu críticas ao realizador do filme por retratar a cidade com vários clichés antiquados, que em nada espelham a realidade atual.
O filme, dirigido por Kyle Newacheck e com Jennifer Aniston e Adam Sandler como protagonistas principais, atingiu um recorde de 30 milhões de visualizações no primeiro fim-de-semana.
“Durante uma viagem de sonho à Europa, um casal tenta resolver um desconcertante homicídio que ocorreu a bordo do iate de um multimilionário”, pode ler-se na descrição do filme, disponível na Netflix.
De acordo com o The Guardian, ao aterrarem em Málaga, as duas personagem principais são imediatamente confrontadas com um cenário pitoresco e retrógrado. São recebidos por uma mulher cigana com um vestido flamenco, um homem com uma guitarra e um guia vestido de amarelo e vermelho, com as cores da bandeira espanhola.
O guia chama-se “Gonzales“, um nome espanhol mal pronunciado que deveria ser González, que encaminha os protagonistas para um velho autocarro turístico.
Em declarações ao jornal britânico, Arturo Bernal, diretor-geral do departamento de turismo da Costa do Sol, diz que ficou surpreendido ao ver o retrato que fazem da cidade e realçou que ali “as coisas não são assim”. Nenhuma das cenas do filme foi gravada em Málaga, pelo que Bernal acusa a equipa de produção de falta de trabalho de investigação.
Ainda assim, deixou o convite à produção para visitar a cidade andaluz, que se tem tornado um importante centro turístico do país, com uma forte aposta na cultura. “Este filme não tem nenhuma semelhança com a Costa do Sol. Estamos mais surpreendidos do que indignados. É uma ideia muito antiquada da vida aqui, com um cigano no aeroporto e tudo mais. Málaga tem 37 museus e tornou-se um importante destino turístico cultural”, atirou Fátima Oliva, porta-voz do turismo da Costa do Sol.