“Clichés” em novo filme da Netflix indignam Turismo de Málaga

O filme “Mistério no Mediterrâneo”, disponível para visionamento na Netflix, causou polémica em Espanha por retratar a cidade de Málaga com vários clichés antiquados.

Apesar do sucesso do filme na plataforma de streaming Netflix, “Mistério no Mediterrâneo” parece não ter agradado ao público espanhol, ou pelo menos aos andaluzes. O Turismo de Málaga teceu críticas ao realizador do filme por retratar a cidade com vários clichés antiquados, que em nada espelham a realidade atual.

O filme, dirigido por Kyle Newacheck e com Jennifer Aniston e Adam Sandler como protagonistas principais, atingiu um recorde de 30 milhões de visualizações no primeiro fim-de-semana.

“Durante uma viagem de sonho à Europa, um casal tenta resolver um desconcertante homicídio que ocorreu a bordo do iate de um multimilionário”, pode ler-se na descrição do filme, disponível na Netflix.

De acordo com o The Guardian, ao aterrarem em Málaga, as duas personagem principais são imediatamente confrontadas com um cenário pitoresco e retrógrado. São recebidos por uma mulher cigana com um vestido flamenco, um homem com uma guitarra e um guia vestido de amarelo e vermelho, com as cores da bandeira espanhola.

O guia chama-se “Gonzales“, um nome espanhol mal pronunciado que deveria ser González, que encaminha os protagonistas para um velho autocarro turístico.

Em declarações ao jornal britânico, Arturo Bernal, diretor-geral do departamento de turismo da Costa do Sol, diz que ficou surpreendido ao ver o retrato que fazem da cidade e realçou que ali “as coisas não são assim”. Nenhuma das cenas do filme foi gravada em Málaga, pelo que Bernal acusa a equipa de produção de falta de trabalho de investigação.

Ainda assim, deixou o convite à produção para visitar a cidade andaluz, que se tem tornado um importante centro turístico do país, com uma forte aposta na cultura. “Este filme não tem nenhuma semelhança com a Costa do Sol. Estamos mais surpreendidos do que indignados. É uma ideia muito antiquada da vida aqui, com um cigano no aeroporto e tudo mais. Málaga tem 37 museus e tornou-se um importante destino turístico cultural”, atirou Fátima Oliva, porta-voz do turismo da Costa do Sol.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Vacina deve ser um bem global de saúde pública". OMS critica "nacionalismo de vacinas"

A Organização Mundial de Saúde (OMS) criticou na quinta-feira o "nacionalismo de vacinas" para a covid-19, afirmando que qualquer país terá benefícios económicos e de saúde se o resto do mundo recuperar da pandemia. "O nacionalismo …

Depois da explosão, os protestos em Beirute. Manifestantes anti-Governo pedem mudança política urgente

Esta quinta-feira, dezenas de manifestantes foram dispersos com gás lacrimogéneo quando protestavam na sequência da explosão em Beirute, capital do Líbano, que provocou pelo menos 149 mortos, cinco mil feridos e a destruição de casas …

Em vez de flores, família de Fernanda Lapa pede donativos por Bruno Candé

A família da atriz, que faleceu esta quinta-feira, apela a que quem queira oferecer flores para o funeral faça antes um donativo para os herdeiros do ator Bruno Candé, que foi assassinado, em Lisboa. "A Família …

Orbán diz que todos os migrantes ilegais são potenciais "bombas biológicas"

O primeiro-ministro da Hungria, o ultranacionalista Viktor Orbán, defendeu esta sexta-feira que se deve impedir a chegada de imigrantes ilegais ao país porque estes são potenciais "bombas biológicas" devido à covid-19. Conhecido pelos seus discursos contra …

Donald Trump proíbe transações com empresa chinesa detentora do TikTok

Donald Trump assinou uma ordem executiva que proíbe as transações com a ByteDance no prazo de 45 dias e o Senado já aprovou o projeto de lei que proíbe o descarregamento e utilização da aplicação. …

Preocupado com os incêndios, Marcelo admite interromper férias. Ontem foi o pior dia

O Presidente da Repúblic disse esta quinta-feira que está a acompanhar a vaga de incêndios que assola o território continental e admitiu a possibilidade de interromper as férias no Porto Santo se a situação piorar. "É …

Portugal foi o "patinho feio", mas volta a estar em contraciclo com a Europa (por bons motivos)

Portugal destaca-se agora por apresentar uma tendência de redução de novos casos de infeção pelo novo coronavírus, ao contrário de outros países europeus. Quando o novo coronavírus começou a ganhar terreno no continente europeu, Portugal foi …

Kim Jong-un insiste que a Coreia do Norte travou o vírus, mas intensifica combate à covid-19

Kim Jong-un tem repetido várias vezes que a Coreia do norte "travou o vírus maligno", mas o reforço das medidas de combate à covid-19 e a canalização urgente de material médico e alimentos para Kaesong …

Novo Banco tinha autorização de Bruxelas para financiar venda de imóveis

A DG Comp da Comissão Europeia autorizou o Novo Banco a conceder crédito aos compradores do imobiliário vendido pela instituição. Quando o Novo Banco foi constituído, o acordo assinado entre a Direção Geral da Concorrência europeia …

Quase cinco meses depois, a Champions está de volta

A Liga dos Campeões é retomada esta sexta-feira, quase cinco meses depois da suspensão devido à pandemia de covid-19. Suspensa logo depois do jogo Leipzig-Tottenham, disputado a 11 de março, a prova milionária está de regresso …