“Clichés” em novo filme da Netflix indignam Turismo de Málaga

O filme “Mistério no Mediterrâneo”, disponível para visionamento na Netflix, causou polémica em Espanha por retratar a cidade de Málaga com vários clichés antiquados.

Apesar do sucesso do filme na plataforma de streaming Netflix, “Mistério no Mediterrâneo” parece não ter agradado ao público espanhol, ou pelo menos aos andaluzes. O Turismo de Málaga teceu críticas ao realizador do filme por retratar a cidade com vários clichés antiquados, que em nada espelham a realidade atual.

O filme, dirigido por Kyle Newacheck e com Jennifer Aniston e Adam Sandler como protagonistas principais, atingiu um recorde de 30 milhões de visualizações no primeiro fim-de-semana.

“Durante uma viagem de sonho à Europa, um casal tenta resolver um desconcertante homicídio que ocorreu a bordo do iate de um multimilionário”, pode ler-se na descrição do filme, disponível na Netflix.

De acordo com o The Guardian, ao aterrarem em Málaga, as duas personagem principais são imediatamente confrontadas com um cenário pitoresco e retrógrado. São recebidos por uma mulher cigana com um vestido flamenco, um homem com uma guitarra e um guia vestido de amarelo e vermelho, com as cores da bandeira espanhola.

O guia chama-se “Gonzales“, um nome espanhol mal pronunciado que deveria ser González, que encaminha os protagonistas para um velho autocarro turístico.

Em declarações ao jornal britânico, Arturo Bernal, diretor-geral do departamento de turismo da Costa do Sol, diz que ficou surpreendido ao ver o retrato que fazem da cidade e realçou que ali “as coisas não são assim”. Nenhuma das cenas do filme foi gravada em Málaga, pelo que Bernal acusa a equipa de produção de falta de trabalho de investigação.

Ainda assim, deixou o convite à produção para visitar a cidade andaluz, que se tem tornado um importante centro turístico do país, com uma forte aposta na cultura. “Este filme não tem nenhuma semelhança com a Costa do Sol. Estamos mais surpreendidos do que indignados. É uma ideia muito antiquada da vida aqui, com um cigano no aeroporto e tudo mais. Málaga tem 37 museus e tornou-se um importante destino turístico cultural”, atirou Fátima Oliva, porta-voz do turismo da Costa do Sol.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Psyche, o planeta fracassado, pode ser o único asteróide inteiramente feito de ferro e níquel

Um estudo da cientista planetária Tracy Becker, do Southwest Research Institute, analisou as primeiras observações ultravioleta do trilionário asteróide metálico Psyche. Com aproximadamente 200 quilómetros de diâmetro, Psyche é um dos objetos mais massivos do cinturão de …

Cientistas criam tinta ultra-branca que ajuda a arrefecer as superfícies

Cientistas criaram uma nova tinta ultra-branca que pode refletir 95,5% da luz solar que chega à sua superfície. De acordo com o site IFLScience, esta propriedade permite que algo revestido com esta tinta ultra-branca, como, por …

Morreu Sindika Dokolo, marido de Isabel dos Santos

O empresário Sindika Dokolo faleceu, nesta quinta-feira, no Dubai, aos 48 anos de idade, durante a prática de mergulho. A morte do empresário de origem congolesa já foi confirmada à Lusa por uma fonte ligada à …

Lagostins autoclonados invadiram (e conquistaram) um cemitério na Bélgica

Um cemitério na Bélgica foi completamente invadido por lagostins marmoreado. De acordo com o Instituto Flamengo para Pesquisa da Natureza e da Floresta (INBO), a espécie representa uma grande ameaça para a biodiversidade local. Segundo o …

Benfica 3-0 Standard Liège | “Águia” voa de forma imperial

A noite foi de festa no Estádio da Luz para os cerca de 4875 espectadores – 7,5% por cento da lotação – que se deslocaram ao reduto dos “encarnados” esta quinta-feira. O Benfica venceu por 3-0 …

Urnas abertas no Minecraft. Servem para ensinar os jovens a votar nas eleições

A organização não partidária e sem fins lucrativos Rock the Vote e a empresa criativa Sid Lee uniram-se para criar um servidor de "casa de votação" no popular jogo Minecraft antes das eleições presidenciais de …

Zorya Luhansk 0-2 Braga | “Nota artística” em triunfo minhoto

Dois jogos, duas vitórias para o Sporting de Braga no Grupo G da Liga Europa. Uma entrada de rompante em jogo, com dois golos espectaculares nos primeiros 11 minutos, permitiram aos “arsenalistas” controlar e lidar …

Amostra de ADN desvenda homicídio cometido há quatro décadas

Uma amostra de ADN, colhida de um norte-americano da Carolina do Sul após este ser detido por apontar uma arma, permitiu às autoridades desvendar um caso antigo, identificando-o como principal suspeito do homicídio de uma …

Investigadores portugueses criam simuladores para treinar médicos à distância

Investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) desenvolveram, durante o confinamento, um método para os estudantes treinarem para cenários de emergência sem saírem de casa. Em declarações à Lusa, Carla Sá Couto, do …

Restam apenas dois rinocerontes brancos do norte (mas há uma esperança para salvar a espécie)

Com a morte do último macho em 2018, o rinoceronte branco do norte chegou ao ponto em que não pode ser salvo naturalmente. Com apenas duas fêmeas restantes, a subespécie é agora tida como oficialmente …