/

Kaln “foi” uma coruja macho durante 23 anos (até pôr um ovo)

2

(dr) The Barn Owl Centre

Um bufo-real chamado Kaln viveu durante 23 anos num refúgio em Gloucester, na Inglaterra. Durante todo esse período de tempo, os seus cuidadores pensaram que o animal era macho.

Porém, de acordo com Vincent Jones, fundador do refúgio, a coruja pôs um ovo. Ao Live Science, Jones disse que o ovo não foi fertilizado, o que significa que Kaln não será mãe. Ainda assim, foi uma grande surpresa para os seus cuidadores.

“Eu acho que ele ficou tão chocado como nós”, disse Jones. Corujas são complicadas, porque machos e fêmeas têm corpos mais ou menos idênticos, de acordo com um estudo publicado em 24 de janeiro de 2008, no Journal of Heredity. Ao contrário dos mamíferos e outras criaturas, não há diferença óbvia entre os genitais.

Além disso, o refúgio não tem interesse nos sexos biológicos dos pássaros. A maioria deles é resgatada de vidas como animais de estimação ou pássaros que trabalham em cativeiro. O refúgio não tem interesse em criar corujas cativas, apenas reabilitando-as.

“Temos 46 pássaros”, disse Jones. “Se têm o comportamento de macho, dizemos que são machos. Se têm o comportamento de uma fêmea, dizemos que são fêmeas”.

Tipicamente, de acordo com o National Aviary, o bufo-real da Eurásia fêmea coloca até seis ovos ao longo de um período de um mês no final do inverno. Mas Kaln nunca fez isso nos seus 23 anos no refúgio. “Sempre mostrou sinais de ser macho”, acrescentou Jones.

Até os testes genéticos nem sempre mostram uma distinção clara entre corujas machos e corujas fêmeas em muitas espécies, de acordo com o artigo de 2008. As aves fêmea têm cromossomas Z e W, enquanto as aves macho têm dois cromossomas Z. Mas os cromossomas podem ser suficientemente semelhantes para serem difíceis de distinguir.

Segundo Jones, o ovo não mudou como o refúgio vê Kaln. “Não é diferente das pessoas. Não há diferença entre homens e mulheres. Somos todos indivíduos”, disse. “Kaln é um indivíduo. É um indivíduo muito especial. Agora dizemos que é um maria-rapaz.”

A maior preocupação é que, na época em que o pássaro pôs o ovo, começou a parecer “deprimido” e a exibir alguns problemas de saúde que se revelaram não relacionados com o ato. Porém, esta quinta-feira, Jones disse que Kaln parecia mais ativo e otimista.

ZAP //

 

 

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.