//

Facebook junta-se ao bloqueio à Huawei. Smartphones perdem WhatsApp e Instagram

4

(dr)

Todos os smartphones novos da Huawei vão deixar de ter instaladas de origem as aplicações Facebook, WhatsApp e Instagram

A novidade é revelada pela Reuters e é o mais recente golpe sofrido pela gigante chinesa a propósito do bloqueio decretado pelos EUA. O Facebook confirmou à Reuters que nos smartphones já existentes – os que estão nas mãos dos consumidores e em stock nas lojas – vão continuar a ter as três aplicações a funcionar em pleno.

A decisão da gigante das redes sociais acaba por ter um peso diferente daquela tomada pela Google porque, mesmo não vindo instaladas de origem, os utilizadores vão poder continuar a instalar o Facebook, Instagram e WhatsApp assim que comprarem um equipamento novo da Huawei.

Em resposta, a Huawei garante que “os smartphones que já foram vendidos ou estão em stock permitem que os utilizadores façam download e usem a aplicação do Facebook/WhatsApp, entre outras, normalmente”.

Já a decisão da Google, que envolve grandes atualizações de software ao nível do sistema operativo, pode vir a ter um impacto direto inclusive nos smartphones da marca chinesa que já estão nas mãos dos consumidores.

Até 19 de agosto a situação deverá manter-se inalterada para os utilizadores de smartphones Huawei, pois foi dado um período de tréguas de 90 dias ao bloqueio para que as empresas norte-americanas possam ajustar a sua estratégia relativamente à Huawei.

Em contexto de guerra comercial, Donald Trump decidiu interditar as exportações de produtos tecnológicos norte-americanos para algumas empresas consideradas “de risco” para a segurança nacional. Foi assim que a Huawei entrou na lista negra de Washington.

A Huawei foi criada em 1987 por um antigo dirigente militar chinês, Ren Zhengfei, e já contou com forte investimento por parte do governo da China, o que faz com que os Estados Unidos suspeitem que os equipamentos sejam usados para espionagem, especialmente tendo em conta uma lei de 2017 que obriga as grandes empresas chinesas a cooperarem com os serviços de informações do país.

ZAP //

4 Comments

  1. querem ver que vamos ter um telemóvel como deve ser?

    sem apps da treta a espiarem tudo o que fazemos.

    e já agora tendo em conta de onde vem, claro que vai espiar, mas preocupo-me bem menos sendo a China a espiar (pq não estou na Ásia) do que se for a google, facebroke ou outra qq das terras do tio Sam ou da Europa.

  2. este TRUMP continua criar conflitos todo lado,ja que suspeitam que há espionagem,nao tem certeza.e acabam prejudicar quem tem equipamentos desta marca,apanhado surpresa.

  3. Mas que novidade? Desde quando é que o Facebook deixou de ser americano? Quando o Donald Trump publicou aquela lei o Facebook também passou a estar incluído (tal como o Google) por ser uma empresa americana. Claro que quem instalar a aplicação a partir de outro país, como a partir da loja Portuguesa para Android APTOIDE não vai ter nenhum problema. Como o Android é um sistema que não pertence à Google, apenas o Android com alterações Google (que está instalado na maioria dos telemóveis) pertence, a Huwai vai continuar a ter tudo quase como se nada se passasse. Só espero que consigam fazer uma versão Android mais interessante que a da Google. Ao contrário da Microsoft que só tinha 2% do mercado e queria um sistema operativo diferente e não compatível, a Huawei tem mais de 30% do mercado e terá um sistema operativo Android 100% compatível com todas as APPs que já existem para a Android. A loja APTOIDE já tem mais de 200 milhões de utilizadores e cerca de 1 milhão de aplicações disponíveis (ao contrário a Windows Store quando tentou entrar no mercado de telemóveis apenas tinha 30.000 apps). Não será fácil, mas vai ser muito dificil para os EUA cortarem tudo à Huawei e vão certamente ter relatiações por parte da China em centenas de outros mercados.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.