O Banco Santander, patrocinador oficial da Liga dos Campeões, também se sagrou vencedor. Marcar presença nos eventos desportivos que chamam à atenção de milhares de pessoas por todo o mundo é uma aposta do banco.
No sábado, o Liverpool sagrou-se vencedor da Liga dos Campeões, frente ao Tottenham, mas não foi o único. O Banco Santander é o patrocinador oficial desta liga da UEFA, por três épocas, o que lhe vale um retorno avultado em termos de exposição da marca.
De acordo com uma fonte relacionada com os patrocínios, citada pela Bloomberg, cada euro investido no patrocínio da Liga dos Campeões rende três a cinco euros de exposição de marketing. O banco espanhol assinou em 2017 o contrato de patrocínio por três anos, a começar na época de 2018/2019 e a terminar em 2021.
Brasil, Espanha, Reino Unido e Portugal, os mercados principais para o Santander, são países onde o futebol é um desporto seguido de perto, pelo que fazer patrocínio das competições desportivas torna-se numa aposta muito segura.
Outra vantagem é o facto de ter o nome presente e destacado neste tipo de eventos. No caso da Champions, que é transmitida em 200 países em todo o mundo e promovida a larga escala nas redes sociais, é uma grande mais-valia.
Juan Manuel Cendoya, diretor-geral de comunicação, marketing corporativo e estudos do Banco Santander, referiu que a eficácia do patrocínio de eventos desportivos terá levado a uma poupança de 15% nos custos com marketing no ano passado.
Depois de vários anos a investir nas principais competições de futebol na América do Sul, o Santander expandiu para o torneio que junta as equipas campeãs nos campeonatos nacionais.O futebol ganha assim destaque, em detrimento da Fórmula 1 – em 2017, o banco deixou de patrocinar a equipa da Ferrari para se mudar para os estádios de futebol.