/

Apresentador da BBC despedido por tweet “racista” sobre o bebé real

Um apresentador de rádio da BBC foi demitido esta quinta-feira por publicar uma mensagem numa rede social com uma imagem de um chimpanzé para se referir ao filho recém-nascido do príncipe Harry.

O próprio Danny Baker anunciou na sua conta de Twitter que tinha sido despedido. Um porta-voz da BBC confirmou o despedimento, justificando-o com um “erro de julgamento que contraria os valores” que a BBC pretende representar.

A publicação, entretanto removida, mostrava uma imagem de um chimpanzé levado pela mão por um casal bem vestido e acompanhada da legenda: “O bebé real deixa o hospital”.

Após ser acusado de racismo, Baker apagou a mensagem e pediu desculpas, alegando que não se tinha lembrado das conotações com as origens africanas de Meghan Markle, mulher do príncipe Harry, que deu à luz na segunda-feira o primeiro filho do casal.

“As minhas sinceras desculpas pela estúpida e irrefletida imagem cómica. A imagem era para ser uma piada sobre a realeza na frente de animais de circo com roupas elegantes, mas foi interpretada como uma piada sobre macacos e raça, por isso foi corretamente eliminada”, acrescentou o locutor.

Ao Daily Mail, o radialista disse que se sentia “chocado com a sua própria patetice”.

Twitter/ Danny Baker

Esta não é a primeira vez que Meghan é visada num comentário considerado racista. No final de 2016, o príncipe Harry fez uma rara repreensão à imprensa, condenando o tom racial de alguns artigos e mostrando-se preocupado com a cobertura mediática sobre a sua relação, que revelava “abuso e assédio”.

Com o anúncio do noivado, este tipo de comentários continuaram a proliferar nos média britânicos. Num editorial do The Spectator, pode ler-se: “há 70 anos Meghan Markle seria o tipo de mulher que o príncipe teria como amante, não como esposa”.

Questionada sobre estes comentários, Meghan confessou que a cobertura em causa é “desanimadora”, mas frisou sentir-se orgulhosa das suas origens.

A polémica coincidiu com a primeira aparição pública na quarta-feira da criança, no castelo de Windsor, numa breve entrevista dos pais para a televisão, seguida por um encontro privado para apresentar o bisneto à rainha Isabel II e ao marido, príncipe Filipe, e onde estava também a mãe de Megan, Doria Ragland.

(h) Chris Allerton / SussexRoyal

O bebé real de Harry e Meghan Markle é apresentado à avó, a rainha Isabel II. Na foto, também o príncipe Filipe e a mãe de Meghan, Doria Ragland

O Palácio de Buckingham anunciou entretanto que o nome completo do bebé é Archie Harrison Mountbatten-Windsor, e deverá ter o título de de Conde de Dumbarton.

O filho de Harry, de 34 anos, e de Meghan Markle, ex-atriz norte-americana de 37 anos, ocupará o sétimo lugar na ordem de sucessão ao trono britânico.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.