/

Político americano ataca professor universitário e diz que vacinas são “feitiçaria”

PAHO / WHO

O político republicano do estado do Texas, Jonathan Stickland, disse na sua conta de Twitter que as vacinas são “feitiçaria” e que o direito parental é mais importante que a ciência.

Numa discussão acesa esta terça-feira com Peter Hotez, um professor universitário na Baylor College of Medicine, Jonathan Stickland fez vários comentários em relação ao tema da vacinação, mostrando-se objetivamente contra.

A discussão começou após Hotez ter publicado um tweet no qual lamentava o aumento da isenção de vacinação que, segundo o professor universitário, “coloca as crianças em perigo em função do ganho financeiro de grupos de interesse especiais e externos”.

Em resposta à publicação, o político republicano disse que Hotez foi “comprado e pago pelo maior interesse especial na política”.

“Faça um favor ao nosso Estado e cuide da sua própria vida. Os direitos dos pais significam mais para nós do que sua “ciência” auto-enriquecedora”, escreveu o político norte-americano.

Hotez defendeu-se dizendo que não recebe nenhum cêntimo da indústria das vacinas. O professor universitário acrescentou ainda que desenvolve vacinas contra doenças negligenciadas para algumas das pessoas mais pobres do mundo. “Como pediatra-cientista do Texas, estou certamente a cuidar da minha vida”.

A discussão não ficou por aqui e Stickland voltou ao ataque. “Defenda a feitiçaria para o seus consumidores com o seu próprio dinheiro, como qualquer outro negócio”, escreveu. “Pare de usar a mão pesada do governo para tornar o seu negócio lucrativo por meio de mandatos e imunidade. É nojento”, acrescentou.

De acordo com a Newsweek, muitos dos utilizadores do Twitter defenderam Hotez e criticaram a posição do político texano.

O professor universitário explica que o estado do Texas atravessa uma “situação terrível”, com a vacinação a ser negada a mais de 64 mil crianças “devido a um forte lobby anti-vaxxer”.

Parece que há algumas maçãs podres na legislatura que farão quase qualquer coisa por esses fundos e reconhecimento, incluindo a ameaça às crianças e ataques a pediatras e professores de faculdades de medicina”, acrescentou Hotez. “Espero que a ordem e a decência sejam restauradas em breve”.

O ceticismo da vacinação é uma tendência crescente nos Estados Unidos e em muitas outras partes do mundo. Algumas teorias de conspiração alegam infundadamente que as vacinas podem causar autismo e outros problemas de saúde em crianças.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.