/

Menina de 11 anos morreu por causa da pasta de dentes

O episódio aconteceu no dia 4 de abril. Após uma consulta de medicina dentária, foi recomendada a Denise Saldate, de 11 anos, uma pasta dentífrica medicinal da marca MI Paste, como forma de combater as manchas que tinha nos dentes.

A menina quis experimentá-la nessa mesma tarde e teve imediatamente um choque anafilático que acabou por se revelar fatal, sem que a mãe ou a irmã de 15 anos, presentes durante o episódio, pudessem fazer nada.

Denise era gravemente alérgica às proteínas do leite de vaca e a família sempre tomou as devidas precauções para com a sua condição, revelou Monique Altamirano à Allergic Living. Contudo, após anos a ler rótulos de pasta de dentes sem nunca encontrar vestígios de leite, Altamarino pensou que esta, receitada pelo dentista, não traria qualquer risco para a saúde da filha.

“Ela estava tão contente por ter a sua pasta de dentes especial”, relata, “não pensei em ver os ingredientes do produto”. A pasta dentífrica em causa avisa para a presença de vestígios de leite na sua composição, mas ninguém na família o leu. Denise já teria tido algumas reações alérgicas ao longo da vida, mas nunca nenhuma desta dimensão.

David Stukus, alergologista pediátrico do Nationwide Children’s Hospital, em Ohio, nos EUA, comentou a raridade do caso. “É a primeira vez que oiço falar de algo remotamente parecido com isto”, disse à CNN. “Existem proteínas alimentares em muitos medicamentos e produtos não alimentares mas, no geral, o tipo e a quantidade de proteína não é o suficiente para causar qualquer reação na maioria das pessoas com alergias alimentares”.

Segundo Stukus, a maior parte das mortes por reações alérgicas alimentares estão associadas a outras condições debilitantes, como asma, que tornam as reações muito mais severas. Aliás, exemplificou o médico, pessoas com alergias alimentares têm uma maior probabilidade de ser atingidas por um relâmpago do que morrer devido a uma reação alérgica.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.