/

Gangue partia membros do corpo a pessoas vulneráveis e encenava acidentes para receber indemnizações

Dan4th / Flickr

Um grupo criminoso em Palermo (Sicília) encenava acidentes de viação e partia membros do corpo às alegadas vítimas, a fim de receber indemnização de seguros. O esquema, que já levou à prisão mais de 40 pessoas, foi descoberto quando uma das vítimas morreu depois de os vigaristas exagerarem na violência.

Segundo avançou o Expresso na terça-feira, os alvos escolhidos eram pessoas à margem da sociedade: toxicodependentes, alcoólicos e indivíduos com doenças mentais. Eram levados para uma casa onde os entorpeciam com droga e lhes punham um braço ou uma perna no bloco de cimento, sobre o qual atiravam sacos com pesos de ferro de 20 quilos.

Simulado o acidente numa zona sem câmaras de vigilância, a pessoa era levada ao hospital pelos seus “parentes”, que tratavam de tudo.

Para as vítimas, o pagamento não ultrapassava algumas centenas de euros. Para os algozes, era muito mais. De acordo com a BBC, o esquema rendeu mais de dois milhões de euros num ano. Além dos executantes, havia um advogado, médicos e terapeutas envolvidos.

Entre os 50 casos conta-se o de o imigrante tunisino que, a certa altura, já tinha vários membros partidos. Um chefe da polícia de Palermo explicou: “Parece que ele quis que parassem de lhe bater, mas para poderem continuar deram-lhe uma dose de crack e ele morreu de paragem cardíaca. Apesar disso, levaram-no para a beira da estrada a fingir que tinha tido um acidente de viação”.

Já no ano passado tinha sido descoberto um esquema semelhante. Na altura, uma das pessoas presas foi a enfermeira que fornecia analgésicos às vítimas quando os ossos lhes eram quebrados.

TP, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.