Gangue partia membros do corpo a pessoas vulneráveis e encenava acidentes para receber indemnizações

Dan4th / Flickr

Um grupo criminoso em Palermo (Sicília) encenava acidentes de viação e partia membros do corpo às alegadas vítimas, a fim de receber indemnização de seguros. O esquema, que já levou à prisão mais de 40 pessoas, foi descoberto quando uma das vítimas morreu depois de os vigaristas exagerarem na violência.

Segundo avançou o Expresso na terça-feira, os alvos escolhidos eram pessoas à margem da sociedade: toxicodependentes, alcoólicos e indivíduos com doenças mentais. Eram levados para uma casa onde os entorpeciam com droga e lhes punham um braço ou uma perna no bloco de cimento, sobre o qual atiravam sacos com pesos de ferro de 20 quilos.

Simulado o acidente numa zona sem câmaras de vigilância, a pessoa era levada ao hospital pelos seus “parentes”, que tratavam de tudo.

Para as vítimas, o pagamento não ultrapassava algumas centenas de euros. Para os algozes, era muito mais. De acordo com a BBC, o esquema rendeu mais de dois milhões de euros num ano. Além dos executantes, havia um advogado, médicos e terapeutas envolvidos.

Entre os 50 casos conta-se o de o imigrante tunisino que, a certa altura, já tinha vários membros partidos. Um chefe da polícia de Palermo explicou: “Parece que ele quis que parassem de lhe bater, mas para poderem continuar deram-lhe uma dose de crack e ele morreu de paragem cardíaca. Apesar disso, levaram-no para a beira da estrada a fingir que tinha tido um acidente de viação”.

Já no ano passado tinha sido descoberto um esquema semelhante. Na altura, uma das pessoas presas foi a enfermeira que fornecia analgésicos às vítimas quando os ossos lhes eram quebrados.

TP, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Multimilionários chineses são quase 800. Já superaram os norte-americanos

O número de novos multimilionários chineses cresceu a um nível recorde até 31 de janeiro, ultrapassando os Estados Unidos (EUA). Apesar do surto do novo coronavírus, que tem afetado a economia chinesa, há empresas que …

Ex-jogador dos Chicago Bulls assina pelo FC Porto

O FC Porto contratou até final da época o basquetebolista norte-americano Rawle Alkins, que já jogou na NBA ao serviço dos Chicago Bulls, para substituir o lesionado compatriota Will Sheehey, anunciou hoje o clube. “Sei que …

Sánchez e Torra iniciam diálogo. Mas mantêm braço de ferro sobre a Catalunha

Os governos de Espanha e da Catalunha iniciam esta quarta-feira o diálogo sobre a questão catalã. Mas se por parte do primeiro os membros da mesa são todos ministros, do lado catalão, alguns dos escolhidos …

Alcochete. Arguido iliba Mustafá de dar ordem para o ataque à academia

O arguido Valter Semedo disse hoje em tribunal que o objetivo da ida a Alcochete no dia da invasão à academia do Sporting consistia em mostrar aos jogadores "descontentamento de uma maneira não simpática". Além …

Arábia Saudita vai lançar campeonato de futebol feminino

A Arábia Saudita, que procura afastar a imagem de um reino ultraconservador, vai lançar um campeonato de futebol feminino, com o objetivo de reforçar a participação das mulheres no desporto. A primeira temporada da competição acontecerá …

"Ténis, digo-te adeus". Maria Sharapova anuncia final da carreira

A tenista russa Maria Sharapova, antiga líder do ranking mundial e detentora de cinco títulos do Grand Slam, anunciou hoje o final da sua carreira, através de um artigo publicado nas revistas Vogue e Vanity …

Amazon abre o primeiro supermercado sem caixas registadoras

A Amazon, do empresário Jeff Bezos, abriu 25 supermercados nos Estados Unidos (EUA), cujas instalações não têm caixas registadoras. Segundo avançou o TechCrunch, citado pelo Jornal Económico (JE), para fazerem comprar nestes supermercados, os consumidores têm …

Ricardo Salgado "perplexo" com condenação por violação de prevenção de branqueamento

O ex-presidente do BES declarou hoje, ao Tribunal da Concorrência, em Santarém, a sua “perplexidade” pela condenação, pelo Banco de Portugal (BdP), por violação de normas de prevenção de branqueamento de capitais e financiamento do …

Portugal continua na lista negra das economias com "desequilíbrios"

Bruxelas mantém Portugal na lista das 12 economias da União Europeia (UE) com "desequilíbrios" macroeconómicos, de acordo com um novo relatório divulgado esta quarta-feira pela Comissão Europeia. O documento, um relatório de análise no âmbito …

Câmara de Lisboa fez contratos de 12 milhões de euros com empresa que tem falso engenheiro

A Câmara de Lisboa assinou vários contratos públicos, alguns por ajuste directo, com uma empresa que está a ser investigada pelo Ministério Público por ter, alegadamente, um falso engenheiro. Em causa estão mais de 12 …