//

Em Portugal, é fácil fazer-se amigos (e quem o diz são os estrangeiros)

1

Um relatório recente mostra que Portugal está bem colocado no que diz respeito à facilidade em fazer amigos e à qualidade de vida em geral quando se é um residente estrangeiro.

O nosso país está no top 10 dos países onde é mais fácil fazer-se amigos para os expatriados, logo depois do México, Bahrein, Sérvia, Costa Rica, Equador, Uganda, Colômbia, Taiwan e Israel.

Os resultados são de um inquérito – Expat Insider 2018 – realizado pela InterNations, uma comunidade online que agrega residentes estrangeiros nos cinco continentes. Este ano, o relatório contou com a resposta de 18 mil pessoas de 178 nacionalidades e que vivem em 187 países ou territórios de um país.

Segundo o Público, os participantes avaliaram até 48 aspetos da sua vida, numa escala de um a sete. O processo de classificação enfatizou a satisfação pessoal dos entrevistados e conjugou tanto aspetos emocionais como pontos mais factuais. O relatório teve em conta tópicos como a qualidade de vida, a facilidade em estabelecer-se, o trabalho num país estrangeiro, a vida familiar, as finanças pessoais e o custo de vida.

Portugal fixou-se em décimo lugar no que diz respeito aos países onde é mais fácil conhecer pessoas novas e criar amizades. Quase dois terços dos expatriados (64%) consideram fácil fazer amigos locais em Portugal, contra 45% em termos globais. Além disso, 75% dizem que, no geral, fazer novos amigos é fácil.

“Os portugueses são incrivelmente simpáticos e acolhedores e é muito fácil adaptar-se à vida aqui”, afirmou à InterNations um cidadão britânico a viver em Portugal.

Quase nove em cada dez entrevistados acham que a atitude dos portugueses em relação aos residentes estrangeiros é amistosa, com mais de metade (52%) a referir que a atitude dos residentes locais não poderia ser mais amigável, aponta o relatório.

Os expatriados escolheram também Portugal como um dos países que tem a melhor qualidade de vida. Nesta categoria, Portugal está em sexto lugar, logo a seguir a Bahrein, Taiwan, Equador, México e Singapura.

“Estes resultados destacam a impacto positivo que uma boa rede de amigos pode ter para pessoas que vão viver para o estrangeiro: os expatriados que vivem em nove dos dez melhores países não só acham mais fácil fazer amigos como também são substancialmente mais felizes do que a média global dos países”, lê-se nas conclusões do relatório.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.