//

Entre os grandes devedores da Caixa, há 3 “clientes-mistério”

11

António Cotrim / Lusa

Paulo Macedo, presidente da Caixa Geral de Depósitos

A empresa que analisou os principais créditos da Caixa Geral de Depósitos não conseguiu chegar a informação sobre três grandes clientes específicos do banco público.

Estes três clientes encontram-se no grupo dos 25 maiores devedores da instituição financeira, revelados pelo relatório de auditoria da EY, mas cuja identificação final nunca foi feita publicamente, uma vez que o documento está truncado, nota o Expresso.

De acordo com Florbela Lima, a auditora da EY foi a responsável pelo relatório de auditoria que analisou os atos de gestão praticados entre 2000 e 2015, não há informação disponível sobre os três misteriosos clientes.

“Essa informação não estava disponível na Caixa Geral de Depósitos e não nos foi disponibilizada”, continuou a especialista da auditora que tinha começado a sua audição parlamentar a alertar para o facto de haver informação a que a auditoria pode não ter chegado.

Há também um caso que está no Ministério Público, que se encontra na posse da documentação original do banco público. Sabe-se que Vale do Lobo é um negócio em que houve investigação judicial, tendo, inclusive, havido uma acusação a um ex-administrador do banco, Armando Vara, por conluio com o antigo primeiro-ministro, José Sócrates.

A resposta de Florbela Lima levou a deputada do CDS Cecília Meireles a questionar como é que, não havendo documentação de suporte sobre aqueles créditos, podem ser recuperados pelo banco público. Os nomes dos devedores em causa não foram revelados.

O incumprimento dos regulamentos internos na hora de dar créditos e a ausência de regras na atribuição de bónus aos administradores são algumas das conclusões do documento.

A audição de Florbela Lima é a primeira a realizar-se na segunda comissão de inquérito à gestão da CGD. Esta quarta-feira, segue-se a de Carlos Costa, governador do Banco de Portugal, e de Vítor Constâncio, seu antecessor, na quinta-feira.

ZAP //

11 Comments

  1. MP e PJ, o que andam a fazer ??
    Esconder o nome desses três caloteiros é sinal evidente de corrupção.
    E o que tem feito a CGD para recuperar o mal parado ?
    O Berardo já foi arrestado nos seus bens para pagar os milhões que deve ?
    E a LENA mais o Carlos, também ?

  2. Tudo começa no vitor constâncio que ainda por cima foi para o bce, como é que é possível numa europa que se diz querer ser justa(que é para rir claro)?

  3. Por aquilo que soube há dias e pode não ser verdade, uma das grandes devedoras é uma empresa espanhola cujo presidente ou vice, é casado com uma administradora do BP. Seja como for, esses grandes devedores pertencem à quadrilha e se isso vier a público é chato…!

  4. Informações retidas pela pública CGD? Seria ridículo ou não fosse Portugal. Noutro lado era tudo despedido por justa causa. A de não informar o legítimo dono, ou nós.

  5. Como pode haver em democracia devedores secretos?
    O que fazem os Sr.s Deputados?
    O que faz o Ministério Público?
    Claro que o Governo o que está ou outro não lhe interessa fazer nada.
    E que paga a estes crápulas todos?
    O Zé claro.Urra como um jumento mas paga e ainda bate palmas.
    Fod….

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.