Entre os grandes devedores da Caixa, há 3 “clientes-mistério”

António Cotrim / Lusa

Paulo Macedo, presidente da Caixa Geral de Depósitos

A empresa que analisou os principais créditos da Caixa Geral de Depósitos não conseguiu chegar a informação sobre três grandes clientes específicos do banco público.

Estes três clientes encontram-se no grupo dos 25 maiores devedores da instituição financeira, revelados pelo relatório de auditoria da EY, mas cuja identificação final nunca foi feita publicamente, uma vez que o documento está truncado, nota o Expresso.

De acordo com Florbela Lima, a auditora da EY foi a responsável pelo relatório de auditoria que analisou os atos de gestão praticados entre 2000 e 2015, não há informação disponível sobre os três misteriosos clientes.

“Essa informação não estava disponível na Caixa Geral de Depósitos e não nos foi disponibilizada”, continuou a especialista da auditora que tinha começado a sua audição parlamentar a alertar para o facto de haver informação a que a auditoria pode não ter chegado.

Há também um caso que está no Ministério Público, que se encontra na posse da documentação original do banco público. Sabe-se que Vale do Lobo é um negócio em que houve investigação judicial, tendo, inclusive, havido uma acusação a um ex-administrador do banco, Armando Vara, por conluio com o antigo primeiro-ministro, José Sócrates.

A resposta de Florbela Lima levou a deputada do CDS Cecília Meireles a questionar como é que, não havendo documentação de suporte sobre aqueles créditos, podem ser recuperados pelo banco público. Os nomes dos devedores em causa não foram revelados.

O incumprimento dos regulamentos internos na hora de dar créditos e a ausência de regras na atribuição de bónus aos administradores são algumas das conclusões do documento.

A audição de Florbela Lima é a primeira a realizar-se na segunda comissão de inquérito à gestão da CGD. Esta quarta-feira, segue-se a de Carlos Costa, governador do Banco de Portugal, e de Vítor Constâncio, seu antecessor, na quinta-feira.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. MP e PJ, o que andam a fazer ??
    Esconder o nome desses três caloteiros é sinal evidente de corrupção.
    E o que tem feito a CGD para recuperar o mal parado ?
    O Berardo já foi arrestado nos seus bens para pagar os milhões que deve ?
    E a LENA mais o Carlos, também ?

  2. Tudo começa no vitor constâncio que ainda por cima foi para o bce, como é que é possível numa europa que se diz querer ser justa(que é para rir claro)?

    • Bem verdade, viajante estamos num País e numa Europa do vale tudo….a corrupção começa no sul e acaba no norte da Europa bem no coração da alta finança Europeia….))

  3. Por aquilo que soube há dias e pode não ser verdade, uma das grandes devedoras é uma empresa espanhola cujo presidente ou vice, é casado com uma administradora do BP. Seja como for, esses grandes devedores pertencem à quadrilha e se isso vier a público é chato…!

  4. Informações retidas pela pública CGD? Seria ridículo ou não fosse Portugal. Noutro lado era tudo despedido por justa causa. A de não informar o legítimo dono, ou nós.

  5. Como pode haver em democracia devedores secretos?
    O que fazem os Sr.s Deputados?
    O que faz o Ministério Público?
    Claro que o Governo o que está ou outro não lhe interessa fazer nada.
    E que paga a estes crápulas todos?
    O Zé claro.Urra como um jumento mas paga e ainda bate palmas.
    Fod….

RESPONDER

Rio critica estratégia de “ostracizar” extrema-direita (e prefere traçar “linhas vermelhas”)

O presidente do PSD, Rui Rio, criticou nesta segunda-feira a estratégia que considera estar a ser seguida na Europa de “ostracizar” a extrema-direita, admitindo ser preferível aceitar o apoio desses partidos, mas sem “nunca permitir …

Afinal, os números imaginários são reais (pelo menos uma parte)

Um novo estudo da Universidade de Varsóvia e da Universidade de Ciência e Tecnologia da China revela que números imaginários comportam informações reais sobre estados quânticos. Números imaginários, que podem ser combinados com números reais para …

Misteriosa supernova sem hidrogénio revela a "agonia" das mortes estelares (e desafia a Astrofísica)

Uma curiosa estrela pré-supernova amarela está a fazer com que os astrofísicos reavaliem o que se sabe sobre a morte das estrelas mais massivas do Universo. No final das suas vidas, estrelas frias e amarelas estão …

Zidane, em momentos nunca vistos: "A justificação do árbitro não chega"

Uma jogada que envolveu Militão transformou o jogo entre Real Madrid e Sevilha - e pode ter transformado o desfecho do campeonato. Zidane estava claramente incomodado depois do encontro. Foi uma jornada "louca" em Espanha: Barcelona …

Pandora troca diamantes das minas por pedras criadas em laboratório

Alexander Lacik, CEO da Pandora, justificou esta mudança como parte de uma iniciativa mais ampla de sustentabilidade da empresa. O lançamento dos diamantes adquiridos de forma sustentável "marca um novo marco para a Pandora, uma vez …

FC Porto 5-1 Farense | “Dracarys” portista sobre algarvios

Esta segunda-feira, o FC Porto goleou o Farense por 5-1, na 32.ª jornada da Liga. Os dragões têm agora 74 pontos e estão a cinco do Sporting. Goleada das antigas no Dragão. O FC Porto incendiou …

Nova técnica permite observar o cérebro a mover-se (em tempo real e em 3D)

Uma equipa de cientistas da Nova Zelândia está a desenvolver uma nova técnica de imagem que ajudará a detetar distúrbios cerebrais e aneurismas antes que se tornem fatais. As imagens de ressonâncias magnéticas são estáticas. Recentemente, …

Aviso ao finalista da Liga Europa: "Se tiver de expulsar todos, expulso"

Real Madrid e Sevilha centraram as atenções, no que diz respeito à arbitragem, mas o ambiente tenso chegou igualmente ao Villarreal-Celta. O Celta de Vigo foi ao terreno do Villarreal vencer por 4-2, neste domingo, num …

Serviços Secretos ucranianos apreendem remessa de bebida alcoólica de Chernobyl

Os Serviços Secretos ucranianos apreenderam 1.500 garrafas de uma bebida alcoólica produzida com maçãs colhidas perto da central nuclear de Chernobyl. ATOMIK Chernobyl Spirits é uma bebida espirituosa feita com ingredientes de dentro da zona de …

Na Bielorrússia, calçar meias vermelhas e brancas é um risco (com um preço demasiado alto a pagar)

Uma jovem foi recentemente condenada por usar meias às riscas com as cores simbólicas da oposição ao Presidente Alexander Lukashenko. O vermelho e o branco, símbolos da oposição ao Presidente Alexander Lukashenko, podem causar sérios problemas …