Entre os grandes devedores da Caixa, há 3 “clientes-mistério”

António Cotrim / Lusa

Paulo Macedo, presidente da Caixa Geral de Depósitos

A empresa que analisou os principais créditos da Caixa Geral de Depósitos não conseguiu chegar a informação sobre três grandes clientes específicos do banco público.

Estes três clientes encontram-se no grupo dos 25 maiores devedores da instituição financeira, revelados pelo relatório de auditoria da EY, mas cuja identificação final nunca foi feita publicamente, uma vez que o documento está truncado, nota o Expresso.

De acordo com Florbela Lima, a auditora da EY foi a responsável pelo relatório de auditoria que analisou os atos de gestão praticados entre 2000 e 2015, não há informação disponível sobre os três misteriosos clientes.

“Essa informação não estava disponível na Caixa Geral de Depósitos e não nos foi disponibilizada”, continuou a especialista da auditora que tinha começado a sua audição parlamentar a alertar para o facto de haver informação a que a auditoria pode não ter chegado.

Há também um caso que está no Ministério Público, que se encontra na posse da documentação original do banco público. Sabe-se que Vale do Lobo é um negócio em que houve investigação judicial, tendo, inclusive, havido uma acusação a um ex-administrador do banco, Armando Vara, por conluio com o antigo primeiro-ministro, José Sócrates.

A resposta de Florbela Lima levou a deputada do CDS Cecília Meireles a questionar como é que, não havendo documentação de suporte sobre aqueles créditos, podem ser recuperados pelo banco público. Os nomes dos devedores em causa não foram revelados.

O incumprimento dos regulamentos internos na hora de dar créditos e a ausência de regras na atribuição de bónus aos administradores são algumas das conclusões do documento.

A audição de Florbela Lima é a primeira a realizar-se na segunda comissão de inquérito à gestão da CGD. Esta quarta-feira, segue-se a de Carlos Costa, governador do Banco de Portugal, e de Vítor Constâncio, seu antecessor, na quinta-feira.

ZAP //

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. MP e PJ, o que andam a fazer ??
    Esconder o nome desses três caloteiros é sinal evidente de corrupção.
    E o que tem feito a CGD para recuperar o mal parado ?
    O Berardo já foi arrestado nos seus bens para pagar os milhões que deve ?
    E a LENA mais o Carlos, também ?

  2. Tudo começa no vitor constâncio que ainda por cima foi para o bce, como é que é possível numa europa que se diz querer ser justa(que é para rir claro)?

    • Bem verdade, viajante estamos num País e numa Europa do vale tudo….a corrupção começa no sul e acaba no norte da Europa bem no coração da alta finança Europeia….))

  3. Por aquilo que soube há dias e pode não ser verdade, uma das grandes devedoras é uma empresa espanhola cujo presidente ou vice, é casado com uma administradora do BP. Seja como for, esses grandes devedores pertencem à quadrilha e se isso vier a público é chato…!

  4. Informações retidas pela pública CGD? Seria ridículo ou não fosse Portugal. Noutro lado era tudo despedido por justa causa. A de não informar o legítimo dono, ou nós.

  5. Como pode haver em democracia devedores secretos?
    O que fazem os Sr.s Deputados?
    O que faz o Ministério Público?
    Claro que o Governo o que está ou outro não lhe interessa fazer nada.
    E que paga a estes crápulas todos?
    O Zé claro.Urra como um jumento mas paga e ainda bate palmas.
    Fod….

RESPONDER

Sporting 1 - 4 Lask | “Leão” goleado diz adeus sem glória

O Sporting despediu-se das competições europeias sem glória. No “play-off” de acesso à fase de grupos da Liga Europa, os “leões” foram goleados por 4-1 recepção da noite desta quinta-feira ao LASK Linz. Trauner, Raguz, …

JAXA e GITAI fazem a primeira demonstração mundial de robótica espacial do setor privado

A startup de robótica espacial GITAI e a Japan Aerospace Exploration Agency (JAXA) estão a unir esforços para produzir a primeira demonstração de robótica no Espaço por uma empresa privada. O acordo assinado pela GITAI e …

Resort da Tailândia processa norte-americano por causa de avaliação negativa no Tripadvisor. Arrisca dois anos de prisão

Um resort de uma ilha da Tailândia processou um norte-americano por causa de uma análise negativa no Tripadvisor. Se for considerado culpado, o homem pode ser condenado a até dois anos de prisão. Wesley Barnes …

Em 2020, o Ártico teve a segunda menor extensão de gelo já registada

A 15 de setembro de 2020, o gelo do mar Ártico atingiu a sua extensão mínima anual, a segunda menor já registada. A região do Ártico em geral está a aquecer três vezes mais depressa …

Assassinato em série por resolver. Vacas podem estar a pisar coalas até à morte

Afinal, as vacas podem não ser herbívoros inofensivos. Um novo estudo revela que estes animais podem estar a pisar - e a matar - coalas em toda a Austrália. Os coalas enfrentam muitas ameaças, mas raramente …

Em apenas dois dias, duas mulheres "dalit" morreram vítimas de violação na Índia

De acordo com a polícia local, uma segunda mulher dalit morreu na Índia após ter sido violada por dois homens. Outro caso semelhante aconteceu esta semana, depois de uma jovem de 19 anos, do mesmo …

A Casa Branca contratou para a NOAA cientistas que defendem que as mudanças climáticas "são uma mentira"

Funcionários do governo norte-americano terão abordado cientistas com historial de críticas regulares sobre as mudanças climáticas causadas pelo homem, aos quais foram propostos cargos de gestão na NOAA. Segundo especialistas citados pela E&E News, esta …

United quase pede para Dalot sair

Adeptos pensavam que o português nunca mais ia jogar pela equipa principal do Manchester United. Jogou na Taça da Liga e não convenceu. O Manchester United seguiu para os quartos-de-final para a Taça da Liga inglesa, …

Testemunhas revelam que agentes de inteligência dos EUA consideraram sequestrar (e envenenar) Assange

Testemunhas anónimas revelaram em tribunal que planos para envenenar ou sequestrar Julian Assange da embaixada do Equador foram discutidos entre fontes da inteligência dos Estados Unidos e uma empresa de segurança privada que espiou o …

"Assassino do Twitter" assume ter matado 8 mulheres que partilharam pensamentos suicidas

O caso está a chocar o Japão. Perante o Tribunal de Tóquio, Takahiro Shiraishi declarou-se culpado, após ter assassinado e esquartejado oito mulheres e um homem em 2017. O assassino conheceu as vítimas através da rede …