/

Pelos menos 12 das 24 regiões da Venezuela estão novamente às escuras

Pelo menos 12 dos 24 Estados da Venezuela estão novamente às escuras, devido a um apagão que ocorreu pouco depois das 11 horas locais de terça-feira e que afetou também a cidade de Caracas.

Além da capital, a interrupção do abastecimento de eletricidade mantém às escuras os Estados de Miranda, Vargas, Carabobo, Falcón, Trujillo, Táchira, Lara, Zúlia, Mérida, Portuguesa e Sucre.

A falha de energia afetou cinco estações do Metropolitano de Caracas, obrigando à interrupção temporária do serviço que, entretanto, está de novo a transportar passageiros entre as estações afetadas.

Entretanto, através do Twitter, a empresa estatal Corporação Elétrica Nacional da Venezuela (Corpoelec) anunciou que “continua a trabalhar arduamente para restabelecer o serviço elétrico”, fazendo referência a Santa Rosa, uma localidade de Caracas que está desde há mais de uma semana às escuras.

No dia 7 de março, uma falha na central hidroelétrica de El Guri deixou a Venezuela às escuras durante uma semana. As autoridades venezuelanas atribuíram a falha a uma sabotagem.

A organização não-governamental Codevida, que atua na Venezuela, revelou que 15 doentes renais morreram por falta de condições para realizar diálise. Juan Guaidó, auto-proclamado presidente interino do país, disse que o número de mortos chegou aos 17.

O apagão afetou também o fornecimento de água, embora este seja um recurso que se encontra em escassez no país há vários anos. Também os serviços de comunicação estiveram instáveis, estando diversas operadoras paralisadas ou com dificuldades de funcionamento em diversas regiões do território venezuelano, incluindo em Caracas.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.