/

Costa com a pior nota da legislatura (e já foi ultrapassado por Catarina Martins)

Tiago Petinga / Lusa

O Partido Socialista mantém as intenções de voto, mas tanto a avaliação do primeiro-ministro como as expectativas no Governo baixam para novos mínimos.

A linha de aceitação de António Costa mantém o sentido descendente, de acordo com a sondagem da Aximage feita para o Jornal de Negócios e Correio da Manhã: se há um ano o primeiro-ministro recebeu uma nota dos inquiridos de 13,6 pontos, em março esse número está nos 9,2.

Em relação aos restantes líderes partidários, António Costa foi ultrapassado pela líder do Bloco de Esquerda: Catarina Martins é a líder mais popular, com 9,4 pontos. Já o líder social-democrata, Rui Rio, sobe e apanha Assunção Cristas (7,9), acompanhado por Jerónimo de Sousa, líder comunista, também em alta (8,2).

Já o índice de expectativas em relação ao Governo atinge o nível mais baixo desde fevereiro de 2016 (22 pontos) — uma queda que é idêntica à que ocorreu entre junho e julho de 2017, depois dos incêndios na zona centro do país.

Mas se a nota do Executivo é em sentido descendente – o que poderá ser explicado com a contestação social e o ambiente de fim de ciclo- António Costa mantém-se a primeira escolha para primeiro-ministro, com as intenções de voto a subir ligeiramente para 53,8%, enquanto Rui Rio desce para 27,7%.

PS e PSD mantêm a distância um do outro. A sondagem revela que as intenções de voto do PS mantêm-se praticamente inalteradas, nos 36,3%, bem acima do PSD, que baixa ligeiramente para 23,9%. No entanto, os resultados não chegam para uma maioria absoluta dos socialistas. De resto, CDS, Bloco de Esquerda e CDU registam subidas ligeiras. O Aliança, de Pedro Santana Lopes, passa de 1,6% para 1,8%, enquanto o PAN recua de 2,5% para 2,2%.

A nível ministerial, a ministra da Saúde, Marta Temido, permanece como o membro do Governo com pior avaliação. Em sentido contrário está Mário Centeno, com a pasta das Finanças, que é classificado pelos inquiridos como o melhor ministro do executivo.

Marcelo recupera popularidade

Depois de vários meses em queda, a popularidade do Presidente da República volta a recuperar em março. Marcelo Rebelo de Sousa subiu de 14,5 para 15,4, sendo que a percentagem de inquiridos que avalia com nota positiva o Chefe de Estado aumentou para os 69,2%. A sondagem da Aximage foi realizada entre os dias 9 e 13 de março, apanhando a viagem de Estado de Marcelo a Angola.

O Chefe de Estado, que há um ano tinha obtido uma avaliação de 18,5 na opinião dos eleitores, chegou a cair para 14,5 no mês passado.

Na semana passada, o Chefe de Estado revelou não estar preocupado com a queda da sua popularidade entre os portugueses, dando conta que este assunto não lhe “causa depressão”.

ZAP //

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.