///

Uma centena de alunos desenhou a importância do sono em concurso nacional

Desenho Diana Lopes, do Agrupamento de Escolas de Pombal, Pombal.

Cerca de uma centena de alunos de escolas primárias, básicas e secundárias do país participaram num concurso de desenho promovido pela Associação Portuguesa do Sono, com objetivo de sensibilizar a comunidade escolar para a importância do sono, “um dos principais pilares da saúde”.

Este concurso, inserido na iniciativa “Dormir bem, envelhecer melhor”, promovida pela Associação Portuguesa do Sono (APS) e pelo Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra (CNC-UC), é uma das atividades para assinalar o Dia Mundial do Sono, que este ano acontece a 15 de março.

O evento “Dormir bem, envelhecer melhor”, que decorre no Auditório do Conservatório de Música de Coimbra, engloba, entre outras ações, um diálogo entre cientistas e representantes do Cristianismo, Judaísmo e Islamismo, no qual será debatida a forma como a Tora, a Bíblia e o Alcorão sublinham a importância de dormir.

Foram quatro os vencedores do concurso, e recebem esta sexta-feira os seus prémios. Os desenhos, expostos na fotogaleria abaixo, serão ainda transformados em postais.

Pretendeu-se, com esta iniciativa, dar a conhecer a crianças e jovens as condições para uma boa higiene do sono e sensibilizar para a sua importância, mobilizando as escolas e promovendo a criatividade nesta temática.

Proposto pela World Sleep Society, o Dia Mundial do Sono, assinalado anualmente na sexta-feira anterior ao equinócio da Primavera, é uma data que tanto pretende ser uma celebração como uma chamada de atenção para a importância do sono, que todos os anos tem diferentes abordagens do tema.

Com entrada livre, o evento “Dormir bem, envelhecer melhor” tem início às 14:30 e contará com diversas atividades. Na sessão de abertura vão ser entregues os prémios do concurso “Dormir bem, envelhecer melhor”, que a Associação Portuguesa de Sono promoveu, numa parceria com o CNC, junto dos alunos das escolas de todo o país.

Às 15:00 e Às 16:30 ocorrem dois debates, sobre o sono ao longo da vida e sobre a religião e o sono. Entre uma e outra, às 16:00, a companhia Marionet / Laboratório do Desconhecimento apresenta a performance “A máquina dos sonhos”, inspirada na Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono.

TP, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.