//

Nem a taxa turística faz os turistas arredarem pé do Porto (e até rende mais de 10 milhões)

Roberto Saltori / Flickr

Ponte D.Luís sobre o Rio Douro, no Porto, ao por do sol

Volvido um ano desde o início da cobrança da taxa turística, a Câmara Municipal do Porto faz um balanço muito positivo com mais 5,2 milhões de dormidas e 10,4 milhões de euros em receitas.

Desde o dia 1 de março de 2018 que são cobrados dois euros por dormida na cidade Invicta, mas nem isso afasta os turistas que visitam e se deixam encantar pelo Porto.

Segundo a TSF, no último ano, houve inclusive um aumento de 4,3% no número de turistas que passaram a noite na cidade nortenha, que registou mais de 5,2 milhões de dormidas. O vereador da economia, Ricardo Valente, adianta ainda que a autarquia angariou 10,4 milhões de euros com a taxa turística, garantindo que a cobrança de dois euros não afastou os hóspedes.

“O município do Porto não pode ter uma economia alicerçada numa atividade turística que desgasta os equipamentos da cidade e não usufruir de forma direta de nenhuma receita numa perspetiva fiscal. O Estado não entrega qualquer receita de IVA”, referiu o responsável.

Dos 10,4 milhões de euros, 2,5% é entregue aos empreendimentos turísticos e alojamentos locais, que fazem a cobrança desta taxa aos turistas.

A verba tem sido utilizada para melhorar os serviços que a cidade presta à população. “Aquilo que é ao aumento de serviços nas áreas de limpeza, recolha de lixo, aquisição de equipamentos para a PSP, o reforço de equipamento da policia municipal. Tudo isto tem sido feito porque temo um acréscimo de receita adicional que melhora os serviços da cidade”, explica Ricardo Valente.

Apesar de não aceitar diferenciar o valor cobrado aos hostels e a hotéis 5 estrelas, a Câmara Municipal do Porto admite rever o regime de isenções, pensando nos jovens e estudantes.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.