/

EUA oferecem um milhão de dólares por informações sobre filho de Osama Bin Laden

(cv)

Hamza bin Laden, filho de Osama bin Laden

O Governo norte-americano anunciou uma recompensa de um milhão de dólares a quem fornecer informações que possibilitem a detenção do atual líder do grupo jihadista Al-Qaeda, Hamza bin Laden, filho de Osama bin Laden.

“Hoje anunciamos que vamos oferecer uma recompensa de um milhão de dólares a quem der informação que conduza à detenção do líder da Al-Qaeda”, disse o secretário adjunto para a Segurança Diplomática dos Estados Unidos da América, Michael Evanoff.

No início era Saad bin Laden que estava previsto suceder ao pai na liderança da organização terrorista, mas acabou por morrer no Paquistão, em 2009, durante um ataque de drones. Depois da morte de Saad Bin Laden, foi escolhido Hamza Bin Laden para liderar o grupo jihadista.

Hamza Bin Laden é considerado o filho preferido de Bin Laden e tendo, por isso, tomado as rédeas de Al Qaeda. Hamza, o único filho da terceira mulher de Osama, Khairiah Sabar, mostrou-se, desde pequeno, empenhado em seguir os passos do pai e já deu provas de ter herdado do pai também esse dote.

Os EUA, que já incluíram Hamza Bin Laden na sua lista negra de terroristas, continua preocupado com o jovem de paradeiro incerto e que terá agora a liderança do grupo terrorista Al Qaeda, considerado responsável pelos atentados de 11 de setembro.

Esteve escondido até 2016, quando manifestou apreço pelos ataques terroristas em Londres. Sobre o percurso do homem que prometeu vingar a morte do pai apenas são conhecidos alguns detalhes pontuais.

Aos 13 anos, o filho de Bin Laden foi filmado com roupa de combate a receber instruções no deserto. Com 14 anos, Hamza foi filmado com uma AK-47 ao ombro enquanto comemorava um ataque contra soldados do Paquistão.

O filho de Bin Laden já era conhecido como assassino e como uma ameaça quando tinha 17 anos. Hamza apoiou o atentado com explosivos artesanais na Maratona de Boston, em 2013, e já foi, inclusive, gravado a aterrorizar o Ocidente e Israel.

Osama Bin Laden e um filho mais velho, Khalid, foram mortos em 2011, no Paquistão. Em 2017 a CIA divulgou o que foi recuperado da casa do terrorista, onde foi encontrado um vídeo do que parece ser o casamento de Hamza.

Aos 17 anos, o jovem casou com a filha de um comandante da Al Qaeda. Nas imagens, é possível ver que os convidados eram vários terroristas conhecidos. Um deles, o assassino do presidente egípcio Anwar Sadat.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.