/

Visitantes do Grand Canyon expostos a radiação perigosa de contentores de urânio

Hostelworld.com

Durante 18 anos, os visitantes e funcionários do Museu do Grand Canyon, nos EUA, podem ter estado expostos à radiação de três contentores com urânio que se encontravam no edifício.

“Se visitou o prédio do Museu de Coleções (2C) entre 2000 e 18 de junho de 2018, foi exposto ao urânio, conforme definido pela OSHA [Administração de Segurança e Saúde Ocupacional]”, disse Elston Stephenson, gerente de segurança do Grand Canyon, através de um e-mail para funcionários do Serviço Nacional de Parques no início de fevereiro.

“As taxas de radiação, à primeira vista, excedem os limites de segurança da Comissão Reguladora Nuclear”, disse Stephenson, acrescentando que a sua próxima tarefa é “identificar quem foi exposto” e em que nível de radiação, avançou o The Arizona Republic.

Noutro e-mail, o gerente enfatizou que solicitou repetidamente aos executivos do Parque Nacional que informassem os visitantes. No entanto, a gerência sénior recusou-se a fazê-lo, referiu ele.

De acordo com Stephenson, os espécimes de urânio estavam num porão na sede do parque durante décadas e foram transferidos para o prédio do museu quando foi inaugurado, por volta de 2000. Um dos baldes estava tão cheio que a tampa não fechava.

Segundo Stephenson, os contentores com urânio poderiam conter um nível de radiação 400 vezes maior do que o limite para adultos e até quatro mil vezes maior para as crianças.

Os contentores foram armazenados ao lado de uma exibição, onde as crianças pararam para apresentações, sentadas ao lado de urânio durante mais de 30 minutos. As crianças poderiam ter recebido doses de radiação acima dos padrões federais de segurança em três segundos e os adultos poderiam ter sofrido exposição perigosa em menos de meio minuto.

As rochas de urânio foram retiradas do parque nacional a 18 de junho de 2018 e uma investigação está em andamento.

Atualmente, “não há risco para os funcionários do parque ou para o público”, disse Emily Davis, especialista em relações públicas do Grand Canyon. “O prédio está aberto e as informações que tenho são de que as rochas de urânio foram removidas, portanto não há perigo”, disse.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.